Fruticultura do RN busca expansão internacional na Fruit Attraction São Paulo

Fruticultura do RN é destaque em feira internacional que acontece em São Paulo

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), marca presença na Fruit Attraction São Paulo, evento que se estende de 25 a 27 de março no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. A feira, que projeta receber mais de 12 mil visitantes diários, configura-se como um palco estratégico para a exibição das potencialidades e da qualidade da fruticultura potiguar.

Empresas do estado, como a Brazil Melon, estão expondo seus produtos e buscando novas oportunidades de negócios. Gabriel Vieira, representante da Brazil Melon, enfatiza a importância da participação no evento, destacando que "a participação em um evento do porte da Fruit Attraction São Paulo é fundamental para fortalecer a presença do Rio Grande do Norte no mercado internacional de frutas, gerando oportunidades de negócios e ampliando a visibilidade dos produtos do estado". Vieira ainda ressalta que a feira proporciona um contato direto entre produtores, exportadores e potenciais compradores e parceiros comerciais.

Crescimento e expectativas

Guilherme Saldanha, secretário da Sape/RN, aponta o crescimento de 50% da feira em relação ao ano anterior como um indicativo de sua relevância. "Uma feira que está crescendo muito… possibilitando que a fruticultura – que já é algo extremamente importante para a nossa economia e também do ponto de vista social dos empregos que são gerados – aumente a possibilidade de crescimento", declara. Saldanha sublinha a importância da interação direta entre empresas e consumidores, justificando a presença potiguar no evento: "todo o mundo está aqui em São Paulo". Esse evento também surge como uma oportunidade para o estado, que recentemente viu a exportação de melão do RN para a China pode triplicar em três anos.

Projeções de Negócios

A presença do Rio Grande do Norte na Fruit Attraction São Paulo visa impulsionar as exportações de frutas do Brasil, que atualmente giram em torno de U$1,3 bilhões. Saldanha demonstra otimismo, estimando que a feira possa gerar novos negócios na ordem de U$150 milhões, representando um incremento potencial de 10%. Vale lembrar que o Rio Grande do Norte registra superávit de US$ 5,1 milhões no comércio exterior em fevereiro, demonstrando a força do estado no cenário nacional.

Expositores do RN

Além da Brazil Melon, o estande do Rio Grande do Norte conta com a participação de:

  • Sebrae/RN
  • Sistema Faern/Senar
  • CRM Hortofrutícola
  • Agrícola Famosa
  • UGBP Produção e Exportação
  • Vinícola Casa das 7 Ervas
  • Cooperativa dos Fruticultores da Bacia Potiguar (Coopyfrutas)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *