O Hotel Nacional, tradicional empreendimento do Rio de Janeiro, está colhendo os primeiros frutos da implementação da escala de trabalho 5×2. A iniciativa, que começou em 2024 como projeto piloto no setor de Manutenção, foi expandida em fevereiro deste ano para o departamento de Governança, responsável pelos 416 quartos do hotel.
Segundo Michele Rosa, coordenadora de Recursos Humanos do hotel, a mudança tem impactado positivamente a operação. "Além do aumento de produtividade das camareiras, tivemos redução de atestados médicos, pois muitas profissionais preferem marcar consultas durante as folgas. Outro ponto é a redução de gastos com mão de obra terceirizada e extras, uma vez que aumentamos a carga horária de trabalho", explica.
Com a adoção do modelo 5×2, a jornada de trabalho no setor de Governança passou a ser de nove horas diárias, o que também gerou economia com vale-transporte. A direção do hotel estuda agora a implementação da escala 12×36 para os auxiliares de limpeza.
Expansão para outros setores
Os planos do Hotel Nacional incluem a adoção do novo regime para o setor de Alimentos & Bebidas (A&B), com a intenção de ampliar a mudança para todos os departamentos. De acordo com Michele Rosa, a reestruturação até o momento não exigiu contratações adicionais, mas a necessidade pode variar conforme a área.
"Nossos times fixos não foram alterados. Na Governança, com duas horas a mais, as camareiras conseguem atender a uma demanda maior e com mais qualidade. Porém, no A&B, pode ser que esse número de colaboradores aumente. Ainda estamos em fase de estudos", afirma.
A adesão ao novo formato tem sido bem recebida pela equipe. Cerca de 90% dos funcionários que passaram pela transição demonstram satisfação com a escala. Para a administração do hotel, a medida também reforça estratégias de retenção de talentos, um desafio no mercado de trabalho do Rio de Janeiro.
O Hotel Nacional também investe em ações voltadas para a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores, em parceria com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). "Cada modelo de escala pode variar de acordo com o departamento. O modelo 12×36, por exemplo, é muito desejado pelo fato de manter o colaborador mais tempo em casa. Para nós, é melhor ter a mesma pessoa no turno da manhã até a noite. E para o funcionário também pode ser mais conveniente", conclui Michele Rosa.
Leave a Reply