Serasa: 855 mil potiguares desconhecem suas dívidas; saiba como consultar

Serasa diz que 855 mil potiguares têm dívidas e não sabem; saiba como consultar

Um levantamento do Serasa revelou que, em março, mais de 855 mil moradores do Rio Grande do Norte possuíam dívidas em aberto sem sequer ter conhecimento da situação. Esse número representa aproximadamente 24% da população total do estado, estimada em 3,4 milhões de pessoas.

De acordo com o Serasa, 331.407 desses endividados já estavam negativados, ou seja, tiveram seus nomes e CPFs incluídos nos cadastros de birôs de crédito por solicitação de credores. A especialista do Serasa, Monica Seabra, destaca que a falta de monitoramento do CPF e CNPJ, cadastros desatualizados e, em muitos casos, a ausência de conhecimento financeiro contribuem para essa situação. O Serasa oferece mais de 3,9 milhões de oportunidades de negociação de dívidas no RN, demonstrando um esforço para mitigar esse problema.

Aline Maciel, também especialista da Serasa, complementa que o controle da situação do nome acaba sendo negligenciado, levando à descoberta tardia das dívidas, quando a negativação já ocorreu.

Para auxiliar na negociação dessas pendências financeiras, o Serasa está promovendo, até o final de março, o Feirão Limpa Nome em todo o país. A iniciativa oferece a possibilidade de pagamento via Pix e baixa imediata da negativação.

Desde o início do Feirão, em 24 de fevereiro, os Correios registraram mais de 2,5 mil atendimentos em suas unidades no Rio Grande do Norte e cerca de 100 mil em todo o Brasil.

O Feirão Limpa Nome oferece descontos de até 99%, parcelamentos flexíveis em até 72 vezes e a oportunidade de limpar o nome e aumentar o Serasa Score.

O comerciante Ronaldo Medeiros, atuante no bairro Alecrim, em Natal, há 40 anos, compartilha sua preferência por pagar à vista e evitar o uso de cartão de crédito. "Cartão de crédito, se você parcelar, aí é que fica pior ainda. Você tem que comprar pra pagar logo à vista", afirma.

Dados do Serasa apontam que sete em cada dez brasileiros já se endividaram, sendo as despesas com cartão de crédito uma das principais causas de dívidas, tanto no Rio Grande do Norte quanto em todo o país. Em Natal, o programa 'Volta por Cima' oferece renegociação de dívidas e educação financeira, uma iniciativa importante para auxiliar a população local.

O casal Vanessa Silvino e Ayrton Rafael, que aguarda o nascimento da filha Lorena, relata que tem priorizado o pagamento de dívidas anteriores para poder realizar novas compras para o enxoval do bebê.

Como descobrir se há dívidas no seu nome:

O Serasa disponibiliza diversos canais para a consulta de dívidas:

  • Site: Serasa Limpa Nome
  • Aplicativo Serasa (disponível para Android e iOS)
  • WhatsApp: (11) 99575-2096
  • Agências dos Correios: Isenção de taxas para negociação de dívidas até 31/03 em 10 mil agências em todo o Brasil.

Passo a passo para negociar dívidas no Feirão Limpa Nome:

  1. Baixe o app da Serasa: Faça o download do aplicativo da Serasa no celular (disponível para Android e iOS), digite o seu CPF e preencha um breve cadastro. Ao acessar a plataforma, todas as informações financeiras do consumidor já aparecerão na tela, como a existência de possíveis dívidas e a pontuação do Serasa Score.
  2. Escolha a oferta: Após selecionar a opção “Ver ofertas”, é possível verificar as condições oferecidas para pagamento com o desconto do Serasa Limpa Nome já aplicado. Basta clicar em uma das dívidas disponíveis e serão apresentadas as opções para renegociar cada débito. Para fazer um acordo, clique no campo “Negociar” de cada uma das ofertas”.
  3. Revise e finalize o acordo: Escolha a opção que desejar e a forma de pagamento de sua preferência. Caso seja boleto, você pode copiar o código, baixar ou solicitar o envio via WhatsApp. Se optar pela opção do Pix, selecione o dia para vencimento e a quantidade de parcelas desejada. Depois, confirme as informações, revisando todas as condições apresentadas, e clique em “Concluir acordo”.
  4. Faça o pagamento do acordo: Ao fechar seu acordo, você deve realizar o pagamento de acordo com as condições definidas na etapa anterior. Para pagar com o Pix, clique em “Copiar chave Pix” e cole no aplicativo da instituição bancária para prosseguir.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *