Com o objetivo de fortalecer o turismo, a inovação e a internacionalização de empresas, o Sistema Fecomércio do Rio Grande do Norte (RN) e o Senac RN marcaram presença na 35ª Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), um dos eventos mais importantes do setor na Europa. A delegação, que incluiu o presidente do Sistema Fecomércio Pernambuco, Bernardo Peixoto, cumpriu uma agenda de reuniões estratégicas com diversas instituições portuguesas.
Durante a missão em Portugal, a comitiva visitou instituições de referência, como as Escolas de Hotelaria e Turismo de Lisboa e Setúbal, o Instituto Politécnico de Setúbal, o Porto Digital Europa e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto (ESHTE Porto), que se destaca por seus cursos de enologia.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, ressaltou a importância da busca constante por intercâmbio de boas práticas, tanto em âmbito nacional quanto internacional, como uma das diretrizes do Senac. Segundo Queiroz, "uma das diretrizes do trabalho desenvolvido pelo Senac é a busca por intercâmbio de boas práticas, em âmbito nacional e internacional". Ele complementa, "temos diversos projetos em andamento, oriundos de parcerias com entidades que são referência em seus segmentos. A busca pelo aperfeiçoamento de nossas práticas permite que possamos manter a melhoria contínua de nossos cursos e lançar novos projetos." A busca por parcerias em eventos de turismo, como a que a Fecomércio RN busca em Lisboa, é um exemplo desse esforço.
Mônica Oliveira, vice-presidente da ESHTE Porto, manifestou o interesse em estabelecer uma colaboração mais estreita com o Sistema Comércio Potiguar, mencionando a construção de um hotel escola para aprimorar a formação dos alunos. "O modelo de atuação do Barreira Roxa nos interessou bastante", afirmou Oliveira, referindo-se ao potencial de parceria e aprendizado mútuo.
Helena Lucas, diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, compartilhou a intenção de formalizar um termo de cooperação focado na formação de professores e no intercâmbio de estudantes, visando o aprimoramento da qualificação profissional no setor de turismo e hospitalidade. O turismo do Rio Grande do Norte se beneficia com essas iniciativas, especialmente após discussões sobre a redução de voos para Natal e Mossoró.
A visita ao Porto Digital Europa, em Aveiro, também se mostrou um ponto alto da missão. Esta extensão do Porto Digital brasileiro tem como objetivo facilitar a internacionalização de startups e empresas de tecnologia brasileiras. Queiroz destacou que "o Sistema Fecomércio RN tem sido um destaque nacional na expansão da Inteligência Artificial e de tecnologias educacionais inovadoras, por meio do Senac", sublinhando o valor do intercâmbio de experiências proporcionado pela visita. O MPRN também tem se destacado em inovação, sendo premiado por inovação em TI e inteligência artificial.
O Senac RN, em parceria com a Apex Brasil, está se preparando para capacitar 200 empresas do estado no processo de internacionalização, através do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). Marcelo Queiroz acredita que "o Porto Digital Europa pode ser um importante parceiro no desenvolvimento de ações para este público". Iniciativas como o Pacto pela Educação no RN, com o lançamento do Gaepe, também contribuem para o desenvolvimento do estado.
Leave a Reply