A SPIC Brasil anunciou um investimento de R$ 755 milhões para a construção de dois novos parques eólicos no município de Touros, no Rio Grande do Norte. Os complexos, denominados Paraíso Farol e Pedra de Amolar, terão uma capacidade instalada total de 105,4 MW, o suficiente para abastecer aproximadamente 280 mil residências anualmente.
Este projeto é resultado de uma parceria estratégica com a Goldwind, fabricante global de turbinas eólicas. A Goldwind será responsável pela instalação e manutenção completa dos 17 aerogeradores ao longo de 30 anos. Cada turbina, do modelo GW182, terá uma potência de 6,2 MW e um diâmetro de rotor de 182 metros.
“Os complexos eólicos no RN serão os primeiros instalados 100% pela SPIC no Brasil e ampliam nosso parque gerador de alta vocação renovável. Para instalarmos esse projeto com excelência, buscamos um parceiro com a mesma expertise da SPIC global, que hoje é a segunda maior geradora eólica no mundo. Em parceria com a Goldwind, vamos entregar complexos eficientes, com alta tecnologia e que contribuem para uma matriz energética limpa, competitiva e de qualidade”, afirmou Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil.
As turbinas serão fabricadas na nova unidade da Goldwind em Camaçari, Bahia. Esta será a primeira entrega da fábrica, que produzirá os componentes essenciais como a nacele e o hub.
Detalhes do Projeto
Paraíso Farol:
- 7 aerogeradores
- Capacidade instalada de 43,4 MW
Pedra de Amolar:
- 10 aerogeradores
- Capacidade instalada de 62 MW
Cronograma:
- Início das obras: janeiro de 2025
- Operação prevista: 2026
- Modelo de comercialização: mercado livre
O Rio Grande do Norte tem se destacado no setor de energia renovável, com um crescimento constante na capacidade instalada.
Leave a Reply