Aeronave da Embraer cai no Cazaquistão com 67 a bordo; 30 mortos

Um avião de passageiros da fabricante brasileira Embraer, com 67 pessoas a bordo, sofreu um acidente próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão, na madrugada desta quarta-feira (25), horário de Brasília. As informações foram confirmadas por agências de notícias russas, citando o Ministério de Emergências do Cazaquistão.

O acidente foi registrado em vídeo, mostrando o momento da queda da aeronave. De acordo com a Associated Press (AP), 28 pessoas sobreviveram ao impacto, sendo que 22 foram hospitalizadas com ferimentos. Mais de 30 mortes foram confirmadas, e o número pode aumentar conforme avançam os trabalhos de resgate.

A aeronave transportava 62 passageiros e cinco tripulantes. Entre os passageiros, havia cidadãos do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão, segundo a agência de notícias russa Interfax. Os feridos foram retirados de uma parte da fuselagem que permaneceu intacta.

Pouso de Emergência

Informações preliminares, divulgadas por um órgão de aviação da Rússia, apontam que o piloto teria decidido realizar um pouso de emergência após uma colisão com um pássaro. As autoridades cazaques informaram que uma comissão governamental foi formada para investigar o acidente. Membros da comissão já foram enviados ao local para garantir apoio às famílias das vítimas e feridos. O Cazaquistão também afirmou que irá cooperar com o Azerbaijão nas investigações.

O voo J2-8243, operado pela Azerbaijan Airlines, havia partido de Baku, capital do Azerbaijão, com destino a Grózni, capital da Chechênia. A companhia aérea informou que a aeronave Embraer 190 foi forçada a um pouso de emergência a cerca de 3 km da cidade cazaque de Aktau, uma cidade portuária no Cazaquistão.

Vídeos mostram o avião em chamas antes de atingir o solo. O Ministério de Emergências do Cazaquistão comunicou que o incêndio foi controlado e os sobreviventes encaminhados para hospitais próximos.

Veja o vídeo registrado no momento da queda, publicado no Instagram:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *