A Unidade de Saúde de Brasília Teimosa inovou na folia deste ano com o "Bloquinho BT Saúde", uma iniciativa que uniu a celebração do carnaval com a conscientização sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e arboviroses. A ação ocorreu nas ruas dos bairros de Brasília Teimosa e Praia do Meio, alcançando diversos públicos.
A caminhada, que partiu da unidade de saúde em direção à Praia dos Artistas, teve como foco a distribuição de preservativos femininos e masculinos – considerados métodos eficazes na prevenção de ISTs – além de gel lubrificante e materiais informativos. Banhistas, turistas e trabalhadores da região foram o público-alvo da ação.
Albertina Bessa, administradora da unidade, destacou o objetivo da iniciativa: "Nosso bloquinho saiu com a intenção de conscientizar sobre o uso dos preservativos contra as ISTs, distribuindo materiais e falando sobre a prevenção das doenças. Aproveitamos também para chamar a atenção para as arboviroses e o cuidado diário na prevenção dos mosquitos. Foi uma ação conjunta contra as ISTs e arboviroses".
A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), em parceria com a World Mosquito Program (WMP Brasil), somou forças à ação, promovendo uma campanha educativa sobre a prevenção de arboviroses como dengue, Zika e chikungunya. Durante a atividade, foi apresentado o Método Wolbachia.
Método Wolbachia: Consiste na liberação de mosquitos portadores da bactéria Wolbachia, naturalmente ausente no Aedes aegypti. O objetivo é criar uma população de mosquitos incapazes de transmitir as doenças, representando um avanço significativo para a saúde pública. Inclusive, o Carnaval de Natal também contou com ações de conscientização e prevenção.