Hospital Universitário Ana Bezerra Lança Ambulatório Especializado em Endometriose no RN

Hospital Universitário Ana Bezerra Lança Ambulatório Especializado em Endometriose no RN
O POTI

O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN), que integra a Rede Ebserh, inaugurou em março um novo ambulatório dedicado ao atendimento de mulheres com endometriose em Santa Cruz e regiões adjacentes. A iniciativa visa proporcionar assistência especializada, expandindo o acesso a diagnósticos precisos e tratamentos adequados para pacientes que necessitam de acompanhamento médico contínuo.

A criação deste ambulatório é uma resposta direta à demanda da Secretaria de Estado da Saúde Pública. Segundo Edson Mendes, chefe do Setor Materno Infantil e Saúde da Mulher do Huab, "Com a instituição deste ambulatório, passamos a ofertar um serviço altamente qualificado e especializado a mulheres que necessitam de atendimento profissional. Entendemos que isso ajudará a população, que há muito tempo precisa desse tipo de serviço".

O ambulatório oferecerá:

  • Consultas com médicos obstetras.
  • Exames laboratoriais.
  • Exames de imagem.

Além de aprimorar a qualidade de vida das pacientes, o ambulatório servirá como um campo de treinamento para residentes em ginecologia e obstetrícia. "O compromisso do serviço é com a população, a ampliação de serviços, abrangendo uma clientela reprimida até então, e a expansão do leque ambulatorial", complementa Mendes. Vale lembrar que o MPRN leva serviços e atendimento à população de Santa Cruz e cidades vizinhas, facilitando o acesso à saúde para a comunidade.

Endometriose: Uma Visão Geral

A endometriose é uma condição ginecológica prevalente, caracterizada pelo crescimento do tecido endometrial fora do útero, afetando principalmente mulheres em idade reprodutiva. Os sintomas variam, incluindo cólicas menstruais intensas, dor pélvica crônica e desconforto durante o ato sexual. Em alguns casos, a condição pode ser assintomática, o que dificulta o diagnóstico precoce. É crucial que iniciativas como o novo ambulatório do Huab sejam fortalecidas, considerando que existe um Projeto de Lei que visa garantir tratamento integral para endometriose no SUS.

Lilian Soares Santos, ginecologista do Huab, enfatiza a importância do tratamento especializado para melhorar a qualidade de vida das pacientes e permitir um planejamento reprodutivo consciente. "O tratamento especializado melhora a qualidade de vida da paciente e permite que ela conviva com a endometriose reduzindo os prejuízos a sua rotina. Além disso, permite o planejamento reprodutivo e a intervenção cirúrgica no momento apropriado", explica a médica.

O tratamento será individualizado, considerando os sintomas e as necessidades específicas de cada paciente. As opções terapêuticas podem incluir mudanças no estilo de vida, acompanhamento multidisciplinar, medicamentos e, em certos casos, intervenção cirúrgica. O Ministério da Saúde promove webinário gratuito sobre diagnóstico precoce da endometriose, demonstrando a crescente atenção à condição.

Com este novo ambulatório, o Huab se integra à rede estadual de cuidados para endometriose, fortalecendo o atendimento especializado e garantindo assistência abrangente às mulheres da região. Segundo Lilian Soares, "O ambulatório de tratamento da endometriose do Huab atenderá as pacientes com indicação de tratamento clínico da endometriose. Os casos com indicação cirúrgica serão referenciados a outras unidades designadas para os procedimentos". O Hospital Universitário Ana Bezerra realiza mutirão pediátrico em Santa Cruz (RN), reforçando seu compromisso com a saúde da comunidade.