O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), acaba de incorporar um novo microscópio cirúrgico de alta tecnologia para sua unidade de neurocirurgia. O equipamento, avaliado em R$ 1,4 milhão, foi adquirido com recursos descentralizados do Ministério da Saúde e representa um avanço significativo para o hospital.
A apresentação oficial do microscópio ocorreu nesta quinta-feira (8), com a presença de Arthur Chioro, presidente da Ebserh. O novo equipamento substituirá o modelo anterior, em uso há mais de uma década.
Tecnologia e Benefícios
Segundo Rodrigo Briozo, gerente administrativo do HUOL, o investimento visa modernizar a infraestrutura do hospital e otimizar os procedimentos cirúrgicos. "O investimento vem superar não só os problemas recorrentes de manutenção, mas também agregará um recurso importante que não existia no aparelho antigo – a fluorescência – que é uma técnica que usa substâncias fluorescentes para melhorar a visualização do cérebro e a precisão das cirurgias", explicou Briozo.
A fluorescência, um dos principais diferenciais do novo equipamento, permite aos neurocirurgiões uma visualização aprimorada das estruturas cerebrais, auxiliando na identificação de tumores e outras patologias com maior precisão.
Impacto para Pacientes e Formação Profissional
Eliane Pereira, superintendente do HUOL, destacou os benefícios para pacientes e profissionais em formação. “Vai ser um diferencial muito grande para o nosso serviço de neurocirurgia, com atendimento mais seguro à população e oferta de uma formação de ainda mais excelência ao nosso residente. Ele vai poder desenvolver a expertise em áreas mais específicas, tratando tumores ainda menores em procedimentos extremamente detalhados. Um ganho para todos”, afirmou.
O novo microscópio cirúrgico impulsionará a capacidade do HUOL em realizar procedimentos complexos e detalhados, além de proporcionar aos residentes uma formação de alto nível em neurocirurgia. A Ebserh também tem investido em outras áreas, como concursos para hospitais universitários.
Celebração dos 75 anos da MEJC
A visita de Arthur Chioro também marcou as comemorações dos 75 anos da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), também administrada pela Ebserh. A MEJC, referência em saúde da mulher e do recém-nascido, foi fundada em 12 de fevereiro de 1950, e integrada à Ebserh em 2013.