O Governo do Rio Grande do Norte oficializou a escolha do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) como a banca organizadora responsável pelo próximo Concurso Público da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), nesta quarta-feira (12).
O certame tem como objetivo preencher 384 vagas e formar cadastro de reserva, visando atender a demanda de profissionais em diversas áreas da saúde em todas as oito Unidades Regionais de Saúde Pública do RN (Ursaps). A iniciativa busca aprimorar a gestão dos serviços de saúde e garantir um atendimento mais eficiente à população. A governadora já anunciou que RN: Duplicação da BR-304, Hospital Metropolitano e concurso do Idema são prioridades em 2025.
Com a homologação do contrato, o Idecan dará início aos trâmites processuais para a realização do concurso. As próximas etapas incluem a definição e divulgação do cronograma oficial. A expectativa é que o edital seja publicado em até 30 dias.
O concurso será composto por:
- Provas objetivas;
- Provas discursivas;
- Avaliação de títulos.
A governadora Fátima Bezerra já havia anunciado a realização do concurso em agosto de 2024. O objetivo é suprir a carência de profissionais de saúde em todo o estado, abrangendo diversas especialidades, incluindo médicos e outras funções de nível superior, além de oportunidades para candidatos com formação de nível médio. Em Natal, por exemplo, a vacinação contra Covid-19 foi ampliada para crianças, gestantes e grupos prioritários. Outra cidade que tem inovado na saúde é Mossoró, com um serviço especializado em doenças raras no RN.
A seleção de novos servidores é vista como essencial para fortalecer o sistema de saúde estadual e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população do Rio Grande do Norte.