Incidência de raios dobra no Rio Grande do Norte em 2025, aponta Neoenergia Cosern

O Rio Grande do Norte registrou um aumento alarmante na incidência de raios nos primeiros dias de 2025. Dados divulgados pela Neoenergia Cosern, com base em informações da Climatempo, revelam que 16.914 raios atingiram o solo potiguar entre 1º de janeiro e 7 de fevereiro. Esse número representa um aumento de 110% em comparação com o mesmo período de 2024.

As regiões Oeste e Seridó do estado concentram o maior número de descargas atmosféricas.

Igor Mateus de Araújo, gerente de Desempenho da Operação da Neoenergia Cosern, explica que o aumento está relacionado ao volume considerável de chuvas em diversas cidades do interior. "Tivemos um início de ano com um volume de chuvas considerável em muitas cidades do interior do estado e, geralmente, essas precipitações são acompanhadas de trovões, relâmpagos e raios. Como forma de prevenção e segurança, para garantir regularidade no fornecimento de energia mesmo em dias chuvosos e com quedas de raios, instalamos 126 para-raios na nossa rede elétrica ao longo do ano passado, por exemplo", destaca.

O relatório da Neoenergia Cosern detalha os municípios mais afetados pelas descargas atmosféricas no período analisado:

  • Caicó: 1.287 raios
  • Upanema: 1.192 raios
  • Angicos: 833 raios

A Neoenergia Cosern continua monitorando a situação e reforça a importância de medidas de segurança durante tempestades com raios. E por falar em clima, confira nossa previsão do tempo para a semana com variação climática em Natal, Mossoró e Caicó, RN. Além disso, é importante lembrar que os consumidores potiguares receberam R$ 21,6 milhões em descontos na conta de luz em janeiro, um alívio para muitos. Em outras notícias relacionadas ao clima, moradores de Apodi foram surpreendidos por uma chuva de granizo.