A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a distribuição gratuita de repelentes para gestantes no primeiro trimestre de gravidez. A iniciativa visa proteger as futuras mães contra a contaminação por arboviroses, como dengue, chikungunya e, principalmente, o zika vírus, conhecido por causar microcefalia em bebês.
Os repelentes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. De acordo com a secretária de Saúde, Sâmara Bridget, a distribuição é feita na unidade onde a gestante realiza o acompanhamento pré-natal. “Cerca de 300 gestantes do nosso Município estão recebendo repelentes na sua unidade de referência”, informou a secretária.
Mila Tais de Melo, 32 anos, moradora do Campo da Santa Cruz, expressou sua satisfação com a iniciativa. “É fundamental usar o repelente no início da gravidez, principalmente com o alto índice de arboviroses, pois quando engravidei do meu primeiro filho houve um surto de zika vírus e muitas crianças nasceram com microcefalia”, relatou.
Além da distribuição de repelentes, a prefeitura também está realizando a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. O imunizante Qdenga está sendo aplicado em duas doses, com intervalo de três meses entre elas, e está disponível nas 27 UBS do município. Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identificação e o cartão de vacinação. A campanha de vacinação contra a gripe no RN encerrou recentemente com 58% de cobertura.
Outra estratégia no combate às arboviroses são as visitas domiciliares realizadas pelos agentes de combate às endemias. A coordenadora de Endemias, Fabíola Felipe, informou que as ações são realizadas diariamente. “Os agentes estão visitando os domicílios em sua área específica para o controle do vetor *Aedes aegypti*, e em breve estaremos realizando mutirões em parceria com outras secretarias”, explicou Fabíola. Em Macaíba, a prefeitura também tem investido em outras áreas, como na educação, com a abertura de 200 vagas de estágio em pedagogia para reforçar educação inclusiva e abrindo cadastro para transporte universitário gratuito em 2025.
Macaíba também está reforçando a Patrulha Maria da Penha: