Mossoró impulsiona melhoramento genético bovino e celebra nascimento dos primeiros bezerros

A Prefeitura de Mossoró, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), comemora os primeiros resultados de seu programa de melhoramento genético bovino com o nascimento dos primeiros bezerros.

Os dois primeiros filhotes nasceram na propriedade de Raimundo Rodrigues, agricultor da comunidade Barrinha dos Neo, zona rural de Mossoró. O primeiro nascimento ocorreu em 14 de fevereiro e o segundo em 4 de março, durante o período de Carnaval. A expectativa é que um terceiro bezerro nasça nos próximos meses, consolidando o sucesso inicial do programa.

"Nasceram duas bezerras maravilhosas, bonitas, saudáveis. Estou muito satisfeito pelo nascimento dessas duas primeiras bezerras por meio da inseminação artificial", declarou o agricultor, um dos pioneiros a serem beneficiados pela iniciativa.

Os produtores participantes do programa recebem assistência técnica e consultoria especializada, ações que integram o programa “Mossoró Rural”. Desde o início das atividades, em março de 2024, foram realizados 80 procedimentos de inseminação artificial, visando aprimorar o potencial genético dos animais e, consequentemente, aumentar a produção leiteira na região. Vale lembrar que o Ministério da Agricultura reconheceu a raça de ovelha Soinga, criada no Rio Grande do Norte.

"É um grande benefício que estamos recebendo da Prefeitura de Mossoró. O veterinário da Secretaria de Agricultura sempre procura informações, querendo saber como estão as vacas. E é custo zero. Tenho muito que agradecer à Prefeitura de Mossoró por esse programa ‘Mossoró Rural’", ressaltou o pequeno produtor, destacando o impacto positivo do programa em sua atividade.

O programa “Mossoró Rural” visa proporcionar aos agricultores o acesso a tecnologias e manejos modernos, permitindo uma produção mais eficiente e com custos reduzidos. Aluísio Sousa, coordenador de Pecuária da Seadru, enfatiza a importância do programa para os produtores que estão se beneficiando do melhoramento genético do rebanho. Afinal, a previsão climática no RN indica inverno dentro da normalidade em 2025, aponta Emparn e é preciso se preparar.

"Fazemos inicialmente uma seleção dos produtores residentes no município de Mossoró, principalmente aqueles que criam bovinos com aptidão leiteira, mas também aqueles que possuem animais com outras aptidões. Visitamos cada produtor beneficiado, conhecemos a propriedade e fazemos esse contato para regularizar a documentação e inscrever no Sebrae", explicou Aluísio Sousa, detalhando o processo de seleção e acompanhamento dos produtores.

O programa de melhoramento genético abrange aproximadamente 10 comunidades na zona rural de Mossoró. Além de Barrinha dos Neo, produtores de Santa Elza, Hipólito I e II, Lajinha, Fartura, Alto da Pelonha e Carmo também estão sendo contemplados com as ações do programa.

A expectativa é que cerca de 50 animais nasçam como resultado do projeto de aperfeiçoamento genético, impulsionando a qualidade e a produtividade da pecuária local.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *