Papa Francisco segue em tratamento para pneumonia com ventilação assistida

Papa Francisco tem dois episódios de insuficiência respiratória aguda

O Papa Francisco, de 88 anos, permanece hospitalizado para tratamento de uma pneumonia bilateral. Um boletim divulgado pelo Vaticano nesta quarta-feira (5) informou que o pontífice "descansou bem" após a retomada do uso de ventilação mecânica não invasiva durante a noite. Sua condição é considerada estável, sem ocorrências de nova insuficiência respiratória ou broncoespasmos, porém o prognóstico ainda é reservado. As notícias sobre a saúde do Papa vêm sendo acompanhadas de perto, inclusive já noticiamos que o Papa Francisco mostra sinais de melhora em quadro de pneumonia e mantém apelo pela paz.

Na terça-feira (4), a Santa Sé havia comunicado que não houve deterioração no quadro clínico de Francisco, apesar de um episódio de insuficiência respiratória aguda na segunda-feira (3), quando os médicos realizaram a remoção de "grandes quantidades" de muco dos pulmões do Papa. O procedimento resultou em um novo episódio de broncoespasmo. A situação de Francisco reacende o debate sobre a Crise na Saúde, mesmo que em nível internacional.

Durante o período de internação, o Papa também apresentou episódios de insuficiência renal leve, necessitou de transfusão de sangue e sofreu múltiplos casos de insuficiência respiratória. O Vaticano ainda não divulgou uma previsão de alta hospitalar. Em tempos de Carnaval, é importante lembrar que a Anvisa reforça cuidados com o uso de pomadas capilares durante o Carnaval. E para aqueles que precisam de sangue, o Hemocentro de Mossoró intensifica campanha de doação de sangue para o Carnaval.