PF deflagra operação contra fraude em financiamentos de veículos no RN e PB

Polícia Federal investiga fraude em financiamentos de veículos no RN

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (12), a Operação Trilha da Fraude, que investiga um esquema de fraudes em financiamentos de veículos atuante no Rio Grande do Norte e em áreas próximas. A ação cumpriu dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal do RN, nas cidades de Nova Cruz (RN) e Cabedelo (PB).

Segundo a PF, o esquema consistia na utilização de informações pessoais de terceiros, de forma ilícita e sem o conhecimento das vítimas, para a obtenção de financiamentos em instituições financeiras. Após a aprovação do crédito e a aquisição do veículo, o fraudador deixava de pagar as parcelas, transferindo o ônus financeiro para o titular dos dados. Casos de financiamento de veículos fraudulentos não são raros, e em janeiro de 2025, o Financiamento de veículos atinge novo pico em janeiro de 2025, impulsionado pelas motos e pelo Nordeste.

As investigações revelaram que o principal suspeito já possuía histórico de golpes semelhantes, indicando um padrão de comportamento fraudulento. A Polícia Federal informou que foram realizadas diversas diligências para localizar o envolvido, apurar a extensão das fraudes e confirmar as ligações entre os supostos participantes do esquema. Em outra operação, a Operação Litoral prende suspeitos de extorsão a profissionais de turismo no RN e PB.

Durante as buscas, foram apreendidos equipamentos eletrônicos, como celulares e notebooks, que serão periciados. Os investigados poderão ser indiciados pelo crime de obtenção de financiamento em instituição financeira mediante fraude, cuja pena pode chegar a 6 anos de reclusão. A Investigação apura fraude em licitações após fuga de presídio federal, mostrando a importância do trabalho da Polícia Federal no combate a crimes financeiros.