A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (12), uma operação em âmbito nacional com o objetivo de combater crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, com foco na atuação de criminosos que utilizam a internet para praticar os delitos.
No Rio Grande do Norte, a ação resultou na prisão em flagrante de duas pessoas. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Mossoró e São Gonçalo do Amarante. A Polícia Federal já esteve envolvida em outras operações na região, como a Operação Red Dots: PF mira facção do RJ por crimes no RN e apoio a fugitivos de Mossoró.
Prisões no RN
De acordo com a PF, as prisões em flagrante no estado ocorreram em Mossoró e São Gonçalo do Amarante. Uma outra operação recente da PF aconteceu em aeroporto de São Gonçalo. Os detidos, dois homens de 22 e 23 anos, foram autuados pelo crime de armazenamento de arquivos de abuso sexual infantil, cuja pena máxima é de 4 anos de reclusão.
Operação Nacional
A operação, que abrangeu 22 unidades da federação, resultou no cumprimento de 72 mandados de busca e apreensão e na realização de 17 prisões em flagrante em todo o país.
O foco da ação é identificar e responsabilizar criminalmente indivíduos que atuam principalmente no ambiente online, seja armazenando, compartilhando, produzindo ou comercializando material relacionado ao abuso sexual infantojuvenil.
Durante a operação, foram apreendidos diversos dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets e computadores, que serão submetidos à perícia para auxiliar nas investigações e identificar outros possíveis envolvidos na rede criminosa. Vale lembrar que recentemente, a PF também investigou a fuga em Mossoró.
Leave a Reply