A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) publicou o edital de licitação para a obra de dragagem e readequação do canal de acesso do Porto de Natal, garantindo um investimento de R$ 62 milhões. A intervenção tem como objetivo permitir a recepção de embarcações de maior porte, impulsionando o transporte de cargas tanto por cabotagem quanto para portos internacionais.
O aviso de licitação, divulgado no Diário Oficial da União, estabelece o dia 25 de junho como a data de abertura das propostas das empresas interessadas.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, se reuniu em Brasília com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e a secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, Elisa Leonel, para discutir os investimentos no Porto de Natal. Além da dragagem, a reunião abordou a construção das defesas da Ponte Newton Navarro, com um orçamento de R$ 47 milhões.
“A dragagem do Porto de Natal é fundamental para incentivos e contribuições para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. Isso traz mais competitividade, mais segurança e mais oportunidades para os trabalhadores”, afirmou Fátima Bezerra.
O Porto de Natal desempenha um papel estratégico na economia do estado, sendo essencial para a exportação de frutas e outros produtos. A expectativa é que as melhorias ampliem o transporte de cargas e possibilitem a retomada do embarque de minério de ferro. Recentemente, a Antaq abriu consulta pública para arrendamento de terminal NAT01 no Porto de Natal.
“Precisamos garantir que o Porto de Natal se torne cada vez mais competitivo e moderno, atendendo às demandas de um mercado em crescimento”, disse a ministra Esther Dweck.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, a modernização ocorre em um momento oportuno, com previsão de crescimento de 6,7% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual em 2025, segundo o Banco do Brasil. “Essa ampliação da infraestrutura vai contribuir com esse crescimento e criar condições para expandir nossas exportações e atividades produtivas, gerando mais empregos e oportunidades para os potiguares”, afirmou.
Participaram da reunião a diretora de Orçamento e Qualidade de Gastos Estatais, Maria Abadia; o diretor-presidente da Codern, Paulo Henrique; o secretário adjunto de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, Pedro Cavalcante; o secretário de Agricultura e Pesca, Guilherme Saldanha; e o secretário adjunto da Sedec, Hugo Fonseca.
Leave a Reply