O 49º Boletim de Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte, divulgado em 6 de dezembro de 2024, classificou três trechos como impróprios para banho. O estudo, uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), analisou 33 pontos na costa de quatro municípios: Extremoz, Natal, Parnamirim e Nísia Floresta.
A avaliação da qualidade da água se baseia na contagem de coliformes termotolerantes, seguindo os padrões da Resolução n.º 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Os resultados indicaram que os seguintes locais apresentaram níveis de contaminação acima do permitido:
- Areia Preta (Natal)
- Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium) em Parnamirim
- Ponta Negra, na área do Morro do Careca (Natal). A situação de Ponta Negra, inclusive, reforça a importância das obras de engorda da praia, com novo prazo previsto para janeiro de 2025.
O Boletim completo, contendo informações detalhadas sobre todos os pontos analisados, está disponível para consulta em http://adcon.rn.gov.br/ACERVO/idema/DOC/DOC000000000345061.PDF. A análise abrangeu a coleta e classificação de amostras de água, permitindo uma avaliação precisa da balneabilidade de cada trecho. Para mais informações sobre a balneabilidade das praias do RN, acesse a notícia completa: Praias do RN: Boletim aponta três trechos impróprios para banho.
É importante ressaltar que a balneabilidade das praias pode variar em função de diversos fatores ambientais e que a informação apresentada se refere apenas aos resultados deste boletim específico.
Leave a Reply