A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão na BR-304, em Macaíba, na região metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte, devido a graves irregularidades que comprometiam a segurança do veículo e do condutor. O flagrante ocorreu durante fiscalização da Operação Lei do Descanso.
De acordo com a PRF, o veículo apresentava um pneu traseiro em estado crítico, com a estrutura de arame exposta, representando um sério risco de acidente. Além disso, o cinto de segurança do motorista estava danificado e amarrado com um cordão, uma improvisação que anulava sua função de proteção em caso de colisão.
Outra irregularidade constatada foi no tacógrafo, equipamento obrigatório que registra o tempo de direção e descanso do condutor. Segundo a PRF, o disco do tacógrafo não continha a identificação da placa do veículo e não comprovava o cumprimento do período de descanso obrigatório por parte do motorista. Essa falha impede a fiscalização do cumprimento da Lei do Descanso, que visa reduzir o risco de acidentes causados pela fadiga dos motoristas.
Diante das condições de risco apresentadas, a PRF removeu o caminhão para o pátio da corporação, onde permanecerá até que todas as irregularidades sejam sanadas. A Operação Lei do Descanso tem como objetivo principal fiscalizar o cumprimento da jornada de trabalho dos motoristas profissionais, prevenindo acidentes causados por fadiga e promovendo mais segurança nas rodovias federais. Para ficar por dentro de outras notícias da região, veja como o desassoreamento do Rio Jundiaí avança em Macaíba. Além disso, a UPA Aluízio Alves em Macaíba reforçou o atendimento de urgência com uma nova ambulância.
Leave a Reply