O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para Natal e outras 60 cidades do Rio Grande do Norte, indicando perigo de chuvas intensas. O aviso, que entrou em vigor às 10h da terça-feira (4), permanece válido até as 23h59 da quarta-feira (5). Adicionalmente, o Inmet renovou o alerta amarelo para todo o estado, com vigência das 9h36 da terça-feira até o meio-dia da quarta-feira.
Os alertas meteorológicos do Inmet são classificados em três níveis de severidade: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).
Alerta Laranja: Perigo de Chuvas Fortes
Para os municípios sob alerta laranja, a previsão é de chuvas com volumes entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes, com velocidades variando de 60 a 100 km/h. O Inmet adverte para os riscos associados a essas condições, incluindo:
- Queda de energia;
- Queda de galhos de árvores;
- Alagamentos;
- Descargas elétricas.
Diante desse cenário, o Inmet recomenda as seguintes medidas de segurança:
- Evitar buscar abrigo sob árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Alerta Amarelo: Perigo Potencial
O alerta amarelo indica a previsão de chuvas com intensidade entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h. Nesse nível, os riscos de ocorrências como queda de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas são considerados menores.
As recomendações para a população incluem:
- Evitar abrigo sob árvores, devido ao risco de descargas elétricas;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil através do número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Cidades Sob Alerta Laranja
As cidades do Rio Grande do Norte sob alerta laranja são:
Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Areia Branca, Arez, Baía Formosa, Baraúna, Bento Fernandes, Brejinho, Caiçara do Norte, Canguaretama, Carnaubais, Ceará-Mirim, Espírito Santo, Extremoz, Galinhos, Goianinha, Grossos, Guamaré, Ielmo Marinho, Jandaíra, Jardim de Angicos, João Câmara, Jundiá, Lagoa de Pedras, Lajes, Macaíba, Macau, Maxaranguape, Montanhas, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parazinho, Parnamirim, Passagem, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pedro Velho, Pendências, Poço Branco, Porto do Mangue, Pureza, Rio do Fogo, Santa Maria, Santo Antônio, São Bento do Norte, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino, Serra do Mel, Taipu, Tibau, Tibau do Sul, Touros, Várzea, Vera Cruz e Vila Flor.
Em meio a esse alerta de chuvas, é importante que os moradores de **Natal** estejam atentos. Recentemente, a Polícia Civil investigou um desvio de R$ 350 mil em empresa de energia eólica em Natal, mostrando que outras preocupações também afetam a cidade. Além disso, para quem busca opções de lazer, o Carnaval em Natal é sempre um evento aguardado, mesmo com as precauções necessárias.