O Rio Grande do Norte foi selecionado para receber uma nova fase do programa de qualificação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em colaboração com o Ministério do Turismo. Serão oferecidas 32 vagas gratuitas em cursos focados no setor turístico do estado. Essa iniciativa complementa outras ações de capacitação, como os cursos gratuitos de valorização social com foco em festas juninas oferecidos pelo Sesc RN, que também contribuem para o desenvolvimento do turismo local.
As inscrições para os cursos estão abertas até o dia 16 de maio e podem ser feitas online, através de um formulário específico.
A iniciativa visa capacitar profissionais para atender às demandas do mercado de trabalho, impulsionando o setor de turismo no Brasil, que se destaca como um importante gerador de empregos e renda. A satisfação turística acima de 80%, como observada em Segurança Pública no RN, demonstra o potencial de crescimento do setor no estado.
Requisitos para inscrição
Para se candidatar, é necessário atender aos seguintes critérios:
- Possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos mensais.
- Não ter abandonado ou desistido de qualquer curso ofertado pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) nos últimos 12 meses.
O Ministério do Turismo e o Senac recomendam que os interessados entrem em contato com a unidade do Senac mais próxima para obter informações detalhadas sobre as vagas disponíveis.
Femptur encerra 11ª edição com foco no turismo potiguar
A 11ª edição da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do Rio Grande do Norte (Femptur) foi encerrada com sucesso, consolidando-se como um evento chave para a promoção do turismo no estado. Durante dois dias, o Centro de Convenções de Natal sediou a feira, que promoveu a interação entre expositores e visitantes, exibindo o melhor do turismo, cultura, gastronomia e economia criativa do RN. Eventos como o Carnaval de Natal 2025 também têm um impacto significativo na economia local.
A Femptur 2025 lançou a campanha “Priorize o RN”, incentivando o turismo interno e valorizando o artesanato, a gastronomia, a agricultura familiar e a identidade cultural do estado. O turismo no estado também tem sido impulsionado por investimentos em infraestrutura, como os investimentos em estradas.
A programação incluiu apresentações culturais de todas as regiões do estado, culminando na premiação dos melhores estandes em diversas categorias:
Premiação dos Melhores Estandes:
Ambientação:
- 1º lugar – São José
- 2º lugar – Parnamirim
- 3º lugar – Lagoa Nova
Originalidade:
- 1º lugar – João Câmara
- 2º lugar – São Miguel do Gostoso
- 3º lugar – Tangará
Interatividade:
- 1º lugar – Pedra Grande
- 2º lugar – Rio do Fogo
- 3º lugar – Timbaúba dos Batistas
Gustavo Porpino enfatizou a importância da feira para apresentar novas localidades turísticas e diversificar o produto turístico do RN. Antônio Roberto Rocha destacou o papel da Femptur em integrar municípios em diferentes estágios de desenvolvimento turístico, consolidando-se como um evento único no Brasil.
A Femptur contou com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura do Natal, Sebrae, Emprotur, Fecomércio-RN, Banco do Nordeste, entre outros parceiros institucionais.
Leave a Reply