Rio Grande do Norte reforça segurança pública com convocação de 464 novos policiais militares

Fátima convoca 464 novos soldados para a PM nesta terça-feira (25)

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou a convocação de 464 novos soldados para a Polícia Militar (PM), aprovados na segunda turma do Curso de Formação de Praças (CFP) de 2023. A governadora Fátima Bezerra formalizou a medida durante cerimônia, onde os convocados receberam orientações sobre a apresentação da documentação necessária para o início do curso, previsto para o primeiro semestre de 2025.

O objetivo principal da convocação é recompor o efetivo da PM, garantindo que, após a formação, os novos policiais reforcem o patrulhamento nas ruas e contribuam para o aumento da segurança pública nos municípios potiguares.

“Estamos fazendo renovação do nosso efetivo de forma gradativa e a convocação desses soldados é um grande exemplo que se soma às ações realizadas para a melhorias das condições de trabalho, como a renovação de 100% da nossa frota, o investimento da inteligência, do batalhão da polícia, do regimento da cavalaria, medidas que estão sendo reconhecidas pela população do Rio Grande do Norte e que trazem paz a nossa sociedade”, afirmou a governadora Fátima Bezerra. Em linha com as ações de segurança pública, o município de Macaíba reforça a segurança feminina com novas viaturas.

Um dos convocados, Marcos Grex, expressou a gratidão dos aprovados: “É um sonho realizado para todos nós que pedimos muito à governadora que fizesse essa convocação. Estamos muito agradecidos a ela, porque não são apenas 464 pessoas beneficiadas. São 464 famílias agradecidas e, sobretudo, um RN que estará mais seguro”.

Investimentos contínuos na segurança pública

O governo estadual tem intensificado os investimentos na área de segurança pública. Desde 2019, foram realizados diversos concursos para diferentes áreas da segurança, visando suprir um hiato de quase quinze anos sem novas contratações. Este esforço resultou na incorporação de um número significativo de novos profissionais. A MPRN também recomenda à PM a transferência de presos militares.

Em 2024, a Polícia Militar recebeu 131 novos oficiais e 1.079 soldados. A Polícia Civil também foi reforçada com a nomeação de 366 agentes, escrivães e delegados. O Corpo de Bombeiros Militar incorporou 66 novos alunos, que devem assumir seus postos no próximo ano.

De acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Natal se destaca como a capital menos violenta do Nordeste, com uma taxa de 16,50 homicídios por 100 mil habitantes, abaixo da média nacional de 18,07. Contudo, a população de Natal tem sofrido com onda de assaltos.