Duas linhas de ônibus intermunicipais que atendem Parnamirim, na Grande Natal, retomaram suas operações na tarde de sexta-feira (13), após um dia de paralisação. A suspensão, ocorrida na quinta-feira (12), afetou a rotina de diversos moradores que foram pegos de surpresa pela interrupção do serviço.
As linhas reativadas conectam Parnamirim a São José de Mipibu (Bosque das Colinas) e a Nísia Floresta (conhecida como Parnamirim/Pirangi). A Trampolim da Vitória, empresa responsável pelo transporte, confirmou a retomada após negociações com o Departamento de Estradas e Rodagem do RN (DER-RN).
Entretanto, uma linha interbairros de Parnamirim, identificada como linha 2, permaneceu com a circulação suspensa. A situação da linha 2 permanece indefinida.
Segundo a Trampolim da Vitória, a paralisação inicial foi motivada por conflitos com fiscais da Secretaria de Mobilidade Urbana de Parnamirim. A empresa alegou que os fiscais impediam a circulação das linhas intermunicipais pelo centro da cidade, situação que, segundo a Trampolim, chegou a resultar no desembarque forçado de passageiros dos ônibus. A prefeitura de Parnamirim, contudo, negou qualquer impedimento à circulação dos ônibus intermunicipais na quinta-feira (12) e não se manifestou oficialmente na sexta-feira (13).
A empresa também atribuiu a suspensão da linha 2 à existência de um documento oficial datado de 16 de outubro, determinando a paralisação desta linha. O diretor da Trampolim da Vitória, Almir Buonora, explicou a situação: "Nós recebemos a determinação da prefeitura que fosse suspensa e até o momento não houve nenhuma modificação enquanto a isso. A prefeitura não procurou a empresa, dessa forma a gente não tem como operar, uma vez que a secretaria de mobilidade é quem gere o transporte municipal e só através deles é que a gente pode operar"
A Trampolim da Vitória afirma que os ônibus interbairros chegaram a bloquear o trânsito no centro, dificultando a passagem das linhas intermunicipais. Em resposta a esta situação, a empresa decidiu suspender temporariamente as linhas intermunicipais, incluindo a que liga Parnamirim a São José de Mipibu – posteriormente retomada –, e a linha interbairros 2. Situações como essa, infelizmente, não são incomuns, como podemos ver em outros casos de paralisação de ônibus, como a que aconteceu em Mossoró, onde a Justiça precisou intervir.
suspensão de linhas de ônibus em Parnamirim Paralisação de Ônibus em Mossoró Afeta 2 Mil Passageiros
Leave a Reply