Em seu primeiro dia útil de mandato, a prefeita de Parnamirim, Nilda (Solidariedade), visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Esperança na quinta-feira (2), acompanhada da vice-prefeita Kátia Pires (União Brasil). A visita teve como objetivo principal avaliar a situação da unidade, que enfrenta superlotação e escassez de insumos básicos.
Durante a inspeção, a diretora-geral da UPA, Ana Michele, informou à prefeita que a nova gestão encontrou a unidade desabastecida de medicamentos essenciais, como omeprazol e furosemida. Estes medicamentos são cruciais para o tratamento de problemas gastrointestinais e hipertensão, respectivamente. A nova equipe da Secretaria de Saúde já está atuando para repor o estoque.
Segundo Ana Michele, a expectativa é que “até o início da próxima semana, os medicamentos possam chegar. Alguns já chegaram hoje”. A diretora-geral enfatizou a importância da visita da prefeita, mencionando que em seus mais de 20 anos de atuação, esta foi a primeira vez que um gestor municipal visitou a UPA em seus primeiros dias de gestão, demonstrando compromisso com a população.
Nilda ressaltou que a equipe está “trabalhando incansavelmente” para solucionar os problemas da UPA. Além da questão do abastecimento de medicamentos, a prefeita também abordou a necessidade de reformas na infraestrutura da unidade. “Convidamos o secretário de Obras para que faça um levantamento da infraestrutura, que se encontra de forma precária, para que possamos agir em curto prazo e fazer a recuperação da infraestrutura da nossa UPA”, declarou Nilda.
A prefeita reiterou seu compromisso de campanha de fortalecer as unidades básicas de saúde (UBS) como forma de reduzir a demanda na UPA. “Estamos lutando para desafogar a UPA e, para isso, nós sabemos que é preciso investir na atenção primária. Vamos fortalecer a assistência à saúde por meio das UBS e vamos fazer parcerias com os municípios da região metropolitana. Os problemas da gestão nós iremos resolver a curto e médio prazo”, concluiu.
A prefeita Nilda assumiu a prefeitura de Parnamirim em seu primeiro dia útil de mandato.
O RN Lança Edital para Construção do Hospital Metropolitano em Parnamirim.
Leave a Reply