O ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, faleceu neste domingo aos 100 anos. A informação foi confirmada por seu filho ao The Washington Post, sem detalhar a causa imediata da morte. Carter, que foi o 39º presidente da nação, já enfrentava problemas de saúde.
Em fevereiro de 2023, o Carter Center havia divulgado que, após uma série de hospitalizações, o ex-presidente optaria por interromper o tratamento médico, passando seus últimos momentos em casa sob cuidados paliativos. Nos anos anteriores, Carter havia sido tratado para um tipo agressivo de câncer de pele, o melanoma, que havia se espalhado para o fígado e o cérebro.
Carter, um democrata, governou os Estados Unidos entre 1977 e 1981, em um período de fortes maiorias democratas no Congresso. No entanto, o país já demonstrava um crescente conservadorismo. Sua tentativa de reeleição foi frustrada quatro anos depois, com uma derrota expressiva para Ronald Reagan, um expoente da política conservadora da época.
Apesar de seu mandato único, Jimmy Carter deixou um legado significativo, sendo agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 2002.
Leave a Reply