A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) deu início ao ano legislativo de 2025, na manhã desta terça-feira, 4 de fevereiro, em Natal. A solenidade ocorreu sem a tradicional mensagem anual da governadora Fátima Bezerra (PT).
De acordo com o presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), a governadora Fátima Bezerra deverá apresentar suas considerações e planos para o estado no dia 11 de fevereiro. A mensagem incluirá um balanço das ações realizadas em 2024 e as perspectivas para o ano corrente.
"Isso já aconteceu não só com outros governadores, no caso de Robinson (Faria), mas com a própria governadora Fátima. Ela pediu que essa mensagem possa ser lida dia 11, haja visto que ela já tinha marcado audiências em Brasília, e houve a compreensão natural da Casa", afirmou Ezequiel Ferreira.
O evento de abertura da 3ª Sessão Legislativa da 63ª Legislatura foi marcado pela revista às tropas da Polícia Militar do RN e pela sessão plenária. O vice-governador, Walter Alves (MDB), representou o Poder Executivo na cerimônia.
Ezequiel Ferreira expressou otimismo em relação ao desempenho da Assembleia em 2025. "A expectativa é de que a Assembleia Legislativa continue batendo os recordes que vem batendo, com grande desempenho que os parlamentares tem tido não só nas comissões permanentes, mas também nos projetos de lei, nos requerimentos, nos discursos, trazendo para o debate desta Casa as matérias mais importantes de interesse da sociedade norte-riograndense", declarou. Ainda sobre o Deputado Ezequiel Ferreira, ele assume presidência da ALRN pela sexta vez.
Durante a sessão, o presidente agradeceu a eleição dos demais deputados para presidir o Legislativo pela sexta vez. Além de tomar posse do novo mandato, Ezequiel deu posse à Mesa Diretora eleita no fim de 2024 e falou que pretende entregar uma nova Assembleia ao sucessor, em dois anos.
A primeira sessão ordinária do ano está agendada para esta quarta-feira, 5 de fevereiro. A Assembleia Legislativa do RN Retoma Atividades com Sessão Solene.
O líder do governo na ALRN, deputado Francisco do PT, comentou sobre as expectativas para o novo ano legislativo e a relação com a oposição.
"Eu espero uma relação de respeito mútuo, considerando a pluralidade das ideias, as divergências que são naturais no parlamento, que é a essência da democracia, eu acredito que será um ano de muito diálogo, com a oposição cumprindo o papel dela e nós cumprindo o nosso", disse.