No Dia Internacional e Nacional da Síndrome de Down, a deputada estadual do Rio Grande do Norte, Divaneide Basílio, mãe de Mateus, uma criança com Síndrome de Down, reforça a importância de refletir e agir em prol de uma sociedade mais inclusiva. Sua experiência pessoal como mãe atípica a impulsiona na luta por políticas públicas que garantam dignidade e oportunidades para todas as pessoas com deficiência.
“Ser mãe de Mateus me trouxe uma nova perspectiva sobre a vida e a política”, afirma a deputada. “Ele consolidou a minha compreensão de que a inclusão não é um favor, mas um direito, e me mostrou que cada criança, independentemente de suas particularidades, tem um potencial único que merece ser valorizado e apoiado. E isso precisa estar previsto em lei.” A deputada Divaneide Basílio (PT-RN) anuncia pré-candidatura à reeleição em 2026, mostrando seu compromisso contínuo com a população.
Divaneide Basílio destaca os desafios enfrentados pelas mães atípicas, que, segundo ela, “carregam a tarefa de cuidar dos filhos, enfrentando falta de apoio e barreiras estruturais”. Ela se compromete a ser uma voz ativa dessas mulheres no cenário político. A luta por inclusão se estende a diversas áreas, como visto em "Bloco do Abraço promove carnaval inclusivo em Natal com festa gratuita".
A deputada tem trabalhado em diversas ações voltadas à inclusão e garantia de direitos. Entre elas, destaca-se o projeto de lei que institui o Programa Estadual de Orientação sobre a Síndrome de Down no Rio Grande do Norte, atualmente em tramitação na ALRN (Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte). O objetivo do programa é oferecer suporte às famílias, promover a inclusão escolar e profissional, e conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito e valorização das pessoas com Síndrome de Down. O Dia Internacional da Síndrome de Down: famílias do RN lutam por educação inclusiva e personalizada, é um exemplo da importância de ações como essa.
De acordo com a deputada, essa iniciativa busca transformar a realidade dessas famílias, garantindo acesso a direitos básicos e oportunidades. “A política, para mim, é um instrumento que possibilita a transformação, e é com esse propósito que atuo: para construir um RN mais justo e inclusivo, onde todas as crianças, como Mateus, possam crescer em um ambiente de respeito às diferenças e valorização das potencialidades”, conclui Divaneide Basílio. O Governo Federal premia municípios e estados por iniciativas de alfabetização com Selo Nacional, mostrando que a busca por inclusão é um esforço nacional.
No Dia Internacional e Nacional da Síndrome de Down, ela reafirma seu compromisso com essa causa e convida a sociedade a se unir nessa luta por um futuro mais inclusivo e mais humano.
Leave a Reply