Lula viaja a Roma para o funeral do papa Francisco com comitiva dos Três Poderes

O presidente Lula Inácio Lula da Silva embarca nesta quinta-feira (24) para Roma, onde participará do funeral do papa Francisco, agendado para o sábado (26). A cerimônia solene reunirá autoridades de diversas nações para prestar homenagem ao líder da Igreja Católica, falecido na última segunda-feira (21).

A viagem contará com uma comitiva composta por representantes dos Três Poderes da República. Estarão presentes o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A primeira-dama Janja da Silva também acompanhará o presidente Lula.

A partida para Roma está programada para as 22h desta quinta-feira, com a chegada prevista na Europa na sexta-feira (25). O retorno ao Brasil deverá ocorrer logo após o término do funeral, no sábado.

A Morte do Pontífice

O papa Francisco faleceu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e falência cardíaca irreversível. Anteriormente, o pontífice havia sido internado por cerca de 40 dias no Hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia que afetou ambos os pulmões. Ele recebeu alta em 23 de março, mas fez poucas aparições públicas desde então. A última ocorreu no Domingo de Páscoa, quando, da Praça de São Pedro, concedeu a bênção “Urbi et Orbi” e fez um apelo por um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

Luto Oficial e Homenagens

Na segunda-feira, o presidente Lula decretou luto oficial de sete dias em todo o território nacional em sinal de respeito e pesar pela morte do pontífice. Em uma declaração pública divulgada em suas redes sociais, Lula expressou suas condolências e destacou o legado de Francisco:

Francisco foi um papa de todos, mas principalmente dos excluídos, dos mais pobres, dos injustiçados, dos imigrantes, dos que não têm voz, das vítimas da fome e do abandono.

Esta será a segunda vez que Lula participa de um funeral papal durante seus mandatos presidenciais. Em 2005, ele esteve presente na despedida de João Paulo II. Com a eleição de um novo pontífice, este será o quarto papa com quem Lula terá contato ao longo de seus mandatos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *