Macaíba, no Rio Grande do Norte, recebeu um importante reforço na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica. A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SESED) entregou, na manhã desta quarta-feira, uma viatura exclusiva para a Patrulha Maria da Penha, que agora contará com duas equipes especializadas para realizar rondas ostensivas e preventivas.
Cada equipe será composta por três policiais militares: uma policial feminina e dois policiais masculinos, garantindo uma abordagem sensível e eficiente às vítimas. A iniciativa visa intensificar o combate à violência contra a mulher e oferecer um suporte mais abrangente às vítimas na cidade. Esse reforço na segurança acompanha o aumento de agressões no trânsito que disparam 8% no RN em 2024, revela Sesed, demonstrando a importância de iniciativas como essa.
Após a cerimônia de entrega da viatura, o prefeito Emídio Júnior e a vice-prefeita Raquel Barbosa (que iniciou seu segundo mandato em Macaíba com nova vice) se reuniram com representantes da Segurança Pública, vereadores e secretários municipais na sala de vídeo monitoramento do COISP. O encontro teve como objetivo fortalecer as ações de segurança e a rede de atendimento à violência contra a mulher em Macaíba.
O prefeito Emídio Júnior destacou a importância da iniciativa: “Não é só uma viatura, recebemos uma equipe completa que vai fazer o trabalho de combate à violência contra a Mulher aqui na nossa cidade”. A vice-prefeita, Raquel Barbosa, complementou, afirmando que a Patrulha da Lei Maria da Penha em Macaíba agora é uma realidade: “Isso é compromisso cumprido do prefeito Emídio e meu, para trazer mais dignidade para as mulheres e segurança, e hoje estamos concretizando esse sonho”. Vale lembrar que CPRE registra recorde de prisões por embriaguez ao volante em dezembro, o maior desde 2016, mostrando que a segurança é uma preocupação constante.
A Tenente Coronel Helena, responsável pela Patrulha Maria da Penha, explicou que o programa foca na prevenção da violência contra a mulher. “É feita a ronda em prol das vítimas para prevenção, e saber se o agressor voltou a se aproximar. Os municípios que atuam nesse programa possuem taxa zero de feminicídio”, informou a tenente, ressaltando a eficácia da Patrulha na proteção das mulheres.
O secretário de Segurança de Macaíba, Coronel Kléber Macedo, expressou sua satisfação com as ações de segurança implementadas no município. “Com o apoio da Segurança do Estado, não vamos admitir que a mulher seja agredida, e vamos garantir que a rede de apoio chegue até ela”, garantiu. Macaíba também está investindo em outras áreas, como no projeto de ginástica 'Jovem Promessa', e abrindo 200 vagas de estágio em pedagogia para reforçar educação inclusiva.
Além das rondas preventivas, a Patrulha Maria da Penha em Macaíba também será responsável pela busca ativa de mulheres que não foram encontradas no endereço fornecido ao 190 ou que não registraram queixa formalmente após a primeira abordagem policial. Essa ação visa garantir que todas as vítimas de violência doméstica recebam o apoio e a proteção necessários.