Policial Militar Dispara à Queima-Roupa Contra Homem que Filmava Abordagem em Osasco

Tarcísio admite “peso” de discurso na elevação da violência policial

Um homem de 24 anos foi baleado por um policial militar durante uma ação na madrugada de quarta-feira (25), em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. A ocorrência, que foi registrada em vídeo por uma câmera de segurança, mostra o momento em que o policial efetua um disparo à queima-roupa contra o jovem, que filmava a abordagem policial.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência na qual, ao tentarem remover cones de uma rua, os agentes teriam sido hostilizados por moradores. As imagens captadas revelam a chegada de duas viaturas e o início de uma discussão entre policiais e civis. Um dos PMs desce do veículo já com a arma em punho. A situação se intensifica com a chegada de outra viatura e, nesse momento, o homem baleado começa a gravar a ação com seu celular.

O vídeo mostra um dos policiais agredindo um homem com cassetete por este estar segurando um cone. Uma mulher atira um copo de bebida no policial. O jovem que filmava a ação se aproxima, e nesse momento, o policial que estava com o cassetete avança sobre ele. Em seguida, um outro PM, que estava com a arma em punho desde o início da confusão, efetua o disparo contra o rapaz. Após o tiro, os moradores clamam por calma aos policiais. O homem baleado foi retirado do local com o auxílio de outras pessoas presentes.

A SSP informou que o jovem foi socorrido e encaminhado ao Hospital Antônio Giglio, em Osasco. Além disso, outro homem, de 40 anos, foi detido no local. A ocorrência foi formalizada no 89º Distrito Policial (Jardim Taboão). A arma utilizada pelo policial foi apreendida e passará por perícia. Foi instaurado um Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar os fatos.

O caso levanta sérias questões sobre o uso da força e os procedimentos adotados pela polícia em abordagens. A versão inicial da SSP, de que o homem baleado teria tentado tomar a arma de um agente, não é sustentada pelas imagens do vídeo. O inquérito militar buscará esclarecer os fatos e apontar eventuais responsabilidades.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *