RN: Segurança em passeios nas dunas é tema de reunião após incidente com jovem baleada

Reunião debate medidas de segurança para passeios em dunas após jovem ser baleada no litoral do RN

Uma reunião envolvendo diversas secretarias do governo do Rio Grande do Norte, incluindo as pastas de Segurança e Turismo, além de representantes de trilheiros, bugueiros e jipeiros, debateu medidas de segurança e novas regulamentações para passeios nas dunas do litoral potiguar. O encontro ocorreu em resposta ao recente incidente em que uma jovem de 23 anos foi baleada durante um passeio nas dunas de Jacumã, em Ceará-Mirim. Relembre o caso onde uma Adolescente é baleada durante passeio de trilha em dunas de Jacumã, RN.

A Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesed) anunciou o reforço do policiamento na área onde o incidente ocorreu. Adicionalmente, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) terão um prazo de 30 dias para definir os locais específicos para a prática de trilhas e os acessos permitidos para bugueiros e trilheiros que realizam passeios recreativos.

Uma nova reunião está agendada para o dia 20 na Secretaria de Turismo, com o objetivo de detalhar ainda mais as medidas a serem implementadas. O secretário de Segurança e Defesa Social, coronel Francisco Araújo, explicou que a lei estadual sobre o uso de dunas, tanto públicas quanto privadas, será regulamentada, estabelecendo normas claras sobre onde os veículos podem transitar. As forças de segurança pública ficarão responsáveis pela fiscalização, visando evitar conflitos e incidentes.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) também participará do processo, delimitando as áreas onde cada tipo de atividade será permitida. O objetivo é que todos os envolvidos sigam as normas estabelecidas, garantindo a segurança e a preservação do meio ambiente. A segurança em Ponta Negra também está sendo reforçada, como noticiamos em Ponta Negra Reforça Segurança com Tecnologia LIDEYE para Shows de Verão.

Segundo dados do Sindicato dos Bugueiros, somente no ano passado, foram realizados mais de 86 mil passeios nas dunas de Jacumã, que recebeu cerca de 347 mil turistas entre janeiro e dezembro. Passeios de buggy pelas dunas potiguares também foram destaque na convenção da CVC, através da Realidade Virtual Leva Passeio de Buggy às Dunas Potiguares na Convenção da CVC.

Investigação do Caso

A Polícia Civil continua investigando o caso da jovem baleada nas dunas de Jacumã. O delegado Juarez Maynart, da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado, informou que um homem, supostamente o motorista do veículo de onde partiram os disparos, se apresentou para prestar depoimento.

“Não foi ele quem disparou, mas a gente pretende deixar em sigilo por enquanto e assim que aprofundar as investigações poder passar mais informações”, disse o delegado.

O Sindicato dos Bugueiros do RN informou que um bugueiro procurou a entidade para assumir o crime, mas não se apresentou à polícia.

As motivações do crime ainda estão sendo apuradas. A polícia investiga a possibilidade de o ataque estar relacionado a disputas sobre o direito de circulação na área. Um dia antes do incidente, tiros também foram disparados nas dunas de Jacumã, após uma cerca ter sido aberta para acesso a uma área proibida. A polícia acredita que a mesma pessoa pode ter sido responsável pelos dois episódios. A vítima permanece hospitalizada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *