A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) marcou presença no 32º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias, etapa Rio Grande do Norte. O evento, realizado nos dias 8 e 9 de maio na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, em Natal, teve como objetivo principal impulsionar a capacidade institucional dos estados e municípios na gestão de parcerias públicas, com foco especial nas entidades da sociedade civil.
Promovido pela Secretaria de Gestão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SEGES/MGI), através da Rede de Parcerias e da plataforma Transferegov.br, o fórum buscou otimizar a administração pública por meio da transparência, da captação de recursos e da implementação eficaz de políticas públicas. A FEMURN, atenta às necessidades dos municípios, busca sempre participar de eventos como este, que podem auxiliar na captação de recursos, como o projeto "Arrecada Mais", do MPRN, que visa aumentar a arrecadação de IPTU, conforme noticiado pela Voz do RN.
A programação incluiu oficinas práticas e debates aprofundados sobre ferramentas e programas essenciais para a gestão pública. Os temas abordados foram:
- Uso do Transferegov.br e mecanismos de gestão;
- Rede de Parcerias e plataforma Obrasgov.br;
- Captação de recursos e acesso a editais;
- Programa Minha Casa, Minha Vida;
- Novo PAC Seleções;
- Políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura e turismo.
Além das discussões técnicas, o evento disponibilizou stands de atendimento da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste. Nesses espaços, gestores e técnicos municipais receberam orientação personalizada sobre financiamento e execução de projetos, visando otimizar a aplicação de recursos e a concretização de iniciativas em benefício da população. É importante que os municípios estejam atentos às oportunidades de crédito, mesmo com as limitações impostas pelo CMN, como noticiou a Voz do RN, para que possam planejar seus investimentos de forma estratégica.