Nos dias 8 e 9 de fevereiro, a partir das 17h30, o Complexo Cultural da Rampa, em Natal, se transformará em um palco para a cultura e a conscientização ambiental. O evento gratuito, que une cinema, teatro e atividades educativas, é uma iniciativa da Bobox Produções, com o patrocínio da Marquise Ambiental e o apoio do Ministério da Cultura e do governo federal, através da Lei de Incentivo à Cultura.
A programação diversificada promete encantar o público de todas as idades, com destaque para a exibição do filme *O Presente de Cecília* e a apresentação da peça teatral *Sinapse Darwin*. Além disso, o evento contará com brincadeiras interativas e distribuição de pipoca, proporcionando momentos de lazer e aprendizado para toda a família. Este evento se junta a outras iniciativas que movimentam o cenário cultural de **Natal**, como as recentes definições da Semurb para o Carnaval em Natal.
O Presente de Cecília, uma produção da House Cultura, é parte do projeto Ecocidadão da Marquise Ambiental. Este projeto visa incentivar práticas sustentáveis e o descarte correto de resíduos sólidos. Antes de sua adaptação para o cinema e o meio digital, o projeto alcançou mais de 40 mil crianças em 18 cidades através de esquetes teatrais.
O filme conta com um elenco de atores do Rio Grande do Norte e a participação especial da cantora Juliana Linhares. Para ampliar o alcance da mensagem, um game interativo gratuito estará disponível para Android, iOS e web, introduzindo os participantes ao universo de Cecília e reforçando a conscientização ambiental de forma lúdica e acessível, com legendas, audiodescrição e intérprete de Libras.
A peça teatral *Sinapse Darwin*, produzida pelo coletivo Casa de Zoé, é outro ponto alto do evento. O espetáculo explora a ciência e a evolução de maneira envolvente e criativa, utilizando a memória e a imaginação para ilustrar momentos cruciais da jornada científica, com referências à obra *A Origem das Espécies*, de Charles Darwin.
Com dramaturgia e direção geral de César Ferrario, direção de arte de João Marcelino e trilha sonora ao vivo de Caio Padilha, a montagem se destaca pelo uso de figurinos e adereços feitos de materiais reciclados e reaproveitados, reforçando a mensagem ambiental do evento e incentivando a reflexão sobre sustentabilidade. Em paralelo, a cidade se prepara para outros eventos, mesmo com o Rio Grande do Norte em Alerta: Inmet prevê chuvas intensas em Natal e mais 60 cidades.
Vini Fernandes, gerente de Marketing e Inteligência Social da Marquise Ambiental, enfatiza a importância da iniciativa: “Acreditamos na potência da arte como agente transformador e estamos muito satisfeitos com o projeto. Nossa missão é levar a mensagem de cuidado com o meio ambiente para o maior número de pessoas possível”.
Paulo Studart, diretor operacional da Marquise Ambiental, complementa: “Eventos como este são fundamentais para conscientizar jovens e adultos sobre o papel de cada cidadão no descarte adequado dos resíduos, na busca por uma cidade cada vez mais limpa, acarretando a preservação do meio ambiente”.