O Festival DoSol, um dos eventos culturais mais importantes do Rio Grande do Norte, foi oficialmente declarado Patrimônio Cultural e Imaterial do estado. A Lei Nº 12.075, de 7 de fevereiro, proposta pela deputada estadual Isolda Dantas, garantiu o reconhecimento, sendo aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa e sancionada pela governadora Fátima Bezerra.
Para celebrar a conquista, o festival promoveu um show acústico do grupo Talma&Gadelha na Sede Cultural DoSol, no dia 26 de fevereiro. A entrada foi gratuita, respeitando a lotação do espaço.
Ana Morena, idealizadora do festival, expressou sua emoção com a notícia: “Receber um título de Patrimônio Cultural do estado é surreal. Eterniza em lei uma ideia utópica de valorização real do bem cultural potiguar. Nos sentimos felizes e empoderados para continuar esse legado daqui pra frente”.
Criado em 2001, o Festival DoSol se consolidou como um palco para a música potiguar e nordestina, recebendo mais de 2 mil artistas ao longo de sua trajetória. Inclusive, outros eventos importantes como o Carnaval de Caicó 2025 também celebram a cultura local.
Anderson Foca, também idealizador do evento, ressaltou a importância do legado do festival: “Acho que o principal legado de um festival de música e cultura como o DoSol é o legado afetivo e de memória que o público vai acumulando ano após ano. Promover um show do Talma&Gadelha, uma das bandas lançadas dentro da plataforma do festival, é uma forma de a gente celebrar esse legado e apontar para o futuro”. Para quem gosta de eventos culturais, vale a pena conferir o ensaio aberto do Bloco do Submarino Amarelo.
O Festival DoSol já está planejando suas próximas edições. O Festival DoSol Interior está previsto para maio, com passagem pelas cidades de Mossoró, Caicó, Currais Novos e Assu. A edição principal do evento está programada para novembro, em Natal. A cena cultural de Natal está sempre aquecida, com eventos como o Pré-Carnaval de Natal atraindo muitos visitantes.
Veja também: Natal ganha cinema público: decreto que desapropria imóvel é assinado nesta segunda-feira (24)