Oficina de dança inclusiva “Movidos à Dança” chega à APAE Natal

Grupo Movidos realiza oficina de dança nesta sexta-feira (11) em Natal

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Natal será palco, nesta sexta-feira (11), às 15h, da oficina de dança inclusiva "Movidos à Dança". A iniciativa, totalmente gratuita, é liderada pelos bailarinos Ariadna Medeiros, Michael Skimo e Rudson Bolcante, integrantes do renomado grupo potiguar Movidos Dança.

O objetivo central da oficina é promover a expressão corporal através da experimentação de movimentos inspirados no espetáculo "Nuvem de Pássaros". A dinâmica foi cuidadosamente planejada para permitir que cada participante descubra e desenvolva sua própria maneira de se expressar por meio do corpo, respeitando suas individualidades e habilidades. Projetos como este reforçam a importância de iniciativas que visam a acessibilidade e a inclusão.

Anderson Leão, diretor artístico do grupo Movidos Dança, destaca a importância da abordagem inclusiva e sensorial proposta pela oficina: "A oficina Movidos à Dança propõe uma abordagem inclusiva e sensorial ao movimento. A presença de Rudson Bolcante, bailarino com paralisia cerebral, enriquece a vivência ao demonstrar que a dança ultrapassa barreiras físicas, estimulando novas possibilidades de expressão e interação". Outro exemplo de iniciativa inclusiva na capital potiguar é o Bloco do Abraço, que promove o carnaval inclusivo.

A realização da oficina "Movidos à Dança" é fruto do apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do Grupo Marquise, EcoOsasco e Ceará Cidadão. A produção é assinada pela Alma do Minho e pela Quentura Produções, com a realização do grupo Movidos Dança, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal.

Para além do aspecto artístico, a oficina busca ampliar o acesso à arte através de uma metodologia adaptável, conforme ressalta o diretor artístico. A experiência promove o desenvolvimento motor e cognitivo, além de fortalecer a autoestima e o sentimento de pertencimento dos alunos. Ao transformar a dança em um meio acessível a todos, o projeto reafirma o poder da arte como ferramenta de inclusão e transformação social. Em Macaíba, um novo camelódromo também garante acessibilidade.

Serviço:

  • O quê: Oficina Movidos à Dança
  • Quando: 11 de abril, às 15h
  • Onde: APAE Natal (R. dos Potiguares, 58 – Dix-Sept Rosado, Natal – RN)
  • Inscrição: Gratuita

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *