Assembleia Legislativa do RN se destaca internacionalmente por uso de IA na gestão pública

Assembleia Legislativa do RN se destaca em evento com soluções em IA e modernização legislativa

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) ganhou reconhecimento internacional durante o evento LegisTech: Modernização dos Parlamentos Subnacionais, realizado nos dias 24 e 25 de abril. A apresentação de soluções inovadoras, focadas no uso de Inteligência Artificial (IA), consolidou a ALRN como referência global em transformação digital na gestão pública. O encontro reuniu representantes de mais de oito países.

Entre os projetos apresentados pela Diretoria de Tecnologia e Inovação da ALRN, o sistema de IA que transcreve automaticamente as sessões plenárias da Casa foi um dos mais notáveis. Em operação, a ferramenta agiliza a produção de documentos oficiais e facilita a busca por palavras-chave, ampliando a acessibilidade e a transparência das discussões. O reconhecimento internacional da ALRN vem em um momento importante, já que o Brasil Impulsiona Discussão sobre IA na Saúde Durante Presidência do BRICS em 2025.

Outro destaque é o dIAlogar, assistente virtual inteligente em fase de testes. O sistema, alimentado por dados do Regimento Interno da ALRN e da Constituição Estadual, interage em linguagem natural, esclarecendo dúvidas sobre projetos de lei, atuação parlamentar e serviços da Casa. A expectativa é que o recurso esteja disponível 24 horas por dia para o público. Inclusive, o CNJ lança Módulo de Gabinete do Juízo com IA para otimizar processos judiciais, mostrando a importância de inovações como essa.

Mário Sérgio Gurgel, diretor de Gestão Tecnológica da ALRN, ressaltou que o objetivo é utilizar a tecnologia a serviço da cidadania, respeitando os princípios democráticos e a segurança da informação. Ele também celebrou o reconhecimento nacional da Assembleia, que já recebeu três prêmios da Unale na área de tecnologia, e a importância de compartilhar essas práticas com outros parlamentos. “Nosso maior legado após essa conferência será o compartilhamento. Mostrar o que fizemos e colaborar com outras casas legislativas que queiram seguir esse caminho”, afirmou Gurgel. Vale lembrar que, recentemente, uma comitiva da ALRN participa da Bolsa de Turismo de Lisboa; Governadora também marca presença.

Representantes de parlamentos do Canadá, Escócia, Austrália e Estados Unidos elogiaram os avanços potiguares durante os painéis do LegisTech. Luís Kimaid, diretor executivo da Bússola Tech, parceira da Assembleia na organização do evento, destacou que “o Rio Grande do Norte se tornou um epicentro da inovação legislativa”.

Durante o evento, foi lançado o livro *Artificial Intelligence in Legislative Services: Principles for Effective Implementation*, que reúne experiências internacionais sobre o uso de IA no setor legislativo. A importância da IA também é vista em outras áreas, como na saúde, onde a Inteligência Artificial da PUC-PR Aprimora Previsão de Riscos em Casos de Hanseníase.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *