Inclusão das TVs Legislativas na TV 3.0 é Celebrada por Secretário da Câmara

O Secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, Jilmar Tatto (PT-SP), manifestou seu apoio à inclusão das TVs legislativas no novo padrão da TV 3.0. A declaração ocorreu após o Ministério das Comunicações enviar à Casa Civil a minuta do decreto que regulamenta a nova tecnologia para a televisão aberta.

Durante o evento de lançamento da TV 3.0, promovido pelo Ministério das Comunicações, Tatto enfatizou a importância da decisão governamental em expandir o alcance da comunicação pública. Segundo ele, a iniciativa demonstra uma preocupação com a universalização do acesso à informação e à produção cultural brasileira.

"A sensibilidade que o ministério teve de incluir a comunicação pública no 3.0 é reflexo dessa preocupação de universalizar e de  fazer com que cada ponto desse país tenha acesso a tudo o que é produzido no Brasil e no mundo", afirmou Tatto.

O secretário também mencionou um esforço conjunto com a Anatel para expandir a tecnologia para as câmaras municipais, visando a conexão e o acesso à produção cultural e científica tanto da TV do Executivo, como a EBC, quanto das TVs legislativas.

Expansão da TV Digital

O Ministério das Comunicações divulgou uma lista de 321 municípios que receberão canais de TV Digital. O ministro Juscelino Filho destacou que o objetivo principal é levar o sinal digital para localidades com pouca oferta de emissoras, garantindo o acesso a informações, cultura e entretenimento.

Os moradores desses municípios receberão os sinais da TV Brasil, das redes legislativas (TV Câmara, TV Senado) e, eventualmente, de emissoras de câmaras municipais e assembleias legislativas. Essa ação faz parte do Programa Brasil Digital, que visa ampliar as transmissões em todo o país.

TV 3.0: A Nova Era da Televisão

A TV 3.0 é apresentada como uma revolução na televisão digital, com maior potencial de interação e consumo por demanda. De acordo com Juscelino Filho, a nova tecnologia proporcionará uma experiência imersiva e interativa, com mais qualidade de som e imagem. O ministro expressou otimismo quanto à possibilidade de que a Copa do Mundo de 2026 já possa ser transmitida com essa tecnologia.

Outorgas de Rádio Comunitária

O ministro também informou sobre o plano nacional de outorgas de rádios comunitárias, que prioriza municípios e comunidades sem emissoras. Segundo Juscelino Filho, mais de 1,5 mil processos de outorgas de rádio e televisão foram enviados ao Congresso Nacional, um número considerado quase dez vezes superior ao das gestões anteriores.

O avanço da TV 3.0 representa um marco na democratização do acesso à informação e à cultura no Brasil, com a inclusão das TVs legislativas e a expansão da oferta de canais digitais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *