Como garantir até 65% de desconto na sua conta de luz no Rio Grande do Norte

Mais de 133 mil famílias da região Leste do Rio Grande do Norte têm a chance de reduzir a conta de luz em até 65% através da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). No entanto, essas famílias ainda não estão cadastradas no benefício, que é oferecido pelo Governo Federal. A TSEE é destinada a indígenas, quilombolas e cidadãos de baixa renda que participam de programas sociais federais, como o Cadastro Único (CadÚnico).

O programa é administrado pela Neoenergia, empresa responsável pela distribuição de energia em estados como Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Atualmente, a Neoenergia atende cerca de 3,6 milhões de clientes beneficiados pela tarifa social em suas áreas de concessão.

Municípios e famílias aptas a receber o benefício

Entre os municípios da Região Leste potiguar que possuem famílias aptas a receber o desconto na TSEE, estão:

MunicípioFamílias Aptas
Pedra Grande317
São Miguel do Gostoso1.010
Touros3.270
Pureza719
Rio do Fogo1.323
Maxaranguape1.196
Taipu1.039
Ceará-Mirim5.378
Extremoz5.714
São Gonçalo do Amarante12.346
Natal58.052
Macaíba7.909
Parnamirim15.774
São José de Mipibu3.632
Nísia Floresta2.838
Senador Georgino Avelino276
Arês1.185
Goianinha1.886
Espírito Santo1.149
Tibau do Sul1.469
Vila Flor285
Canguaretama2.796
Pedro Velho1.938
Montanhas1.270
Baía Formosa703
Total133.474
Fonte: Neoenergia Cosern

Os números indicam que muitos ainda não se inscreveram para receber o benefício, que pode gerar uma economia significativa nas despesas com energia elétrica.

Como solicitar o benefício da Tarifa Social

Para que as famílias possam usufruir do desconto, é necessário ter o Número de Inscrição Social (NIS) ou o Número do Benefício (NB) atualizados. Caso o cadastro esteja desatualizado, é preciso comparecer a uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para atualizar as informações no CadÚnico.

Se a família ainda não está inscrita no CadÚnico, o cadastro também pode ser feito no CRAS. Além disso, é fundamental que os dados sejam atualizados a cada dois anos para evitar a suspensão do benefício.

Quando o titular da conta de energia é o próprio beneficiário e está inscrito com seu NIS ou NB, o cadastro na tarifa social é feito automaticamente pela Neoenergia. No entanto, em casos onde a conta de luz está em nome de outra pessoa, como em contratos de aluguel, o cliente deve procurar diretamente a concessionária para regularizar a situação. Esse processo pode ser realizado pelo WhatsApp, pelo site oficial da Neoenergia, ou em uma Loja de Atendimento.

Vale lembrar que não há um prazo limite para solicitar o benefício“, destacou a Neoenergia. Segundo a empresa, os consumidores podem se cadastrar a qualquer momento, desde que atendam aos critérios e apresentem a documentação necessária. O desconto não é cumulativo, ou seja, se mais de uma pessoa na mesma residência tiver o NIS ou NB, apenas um cadastro será válido.

Critérios para obter o desconto

Para garantir o direito ao benefício da TSEE, é necessário atender a um dos seguintes requisitos:

  • Famílias de baixa renda com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário-mínimo, e que estejam inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, independentemente de estarem recebendo o Bolsa Família.
  • Famílias que possuem renda mensal de até três salários-mínimos e têm algum membro que utilize aparelhos elétricos de forma contínua para tratamento de saúde.
  • Famílias que tenham um idoso ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Assistência Social.

Cada família tem direito ao desconto em apenas uma unidade consumidora, mesmo que haja mais de um titular com NIS ou NB.

Famílias do RN podem economizar com tarifa social de energia, veja se você tem direito – Foto: Divulgação / Neoenergia Cosern

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *