Barragem de Oiticica no RN será inaugurada com a presença de Lula e Fátima Bezerra

Fátima confirma vinda de Lula ao RN em 19 de março para inauguração da Barragem de Oiticica

A Barragem de Oiticica, localizada em Jucurutu, Rio Grande do Norte, será inaugurada na próxima quarta-feira, 19 de março. A cerimônia contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da governadora do estado, Fátima Bezerra. A data escolhida coincide com o Dia de São José, tradicionalmente associado às chuvas e à fertilidade da terra.

A inauguração da barragem será o ponto alto da Semana da Água, evento anual realizado no estado para celebrar o Dia Mundial da Água. A edição de 2025 da Semana Estadual da Água, com o tema "Proteja as águas potiguares", terá início na segunda-feira, 17 de março, com eventos gratuitos em Natal e em diversos municípios do Rio Grande do Norte, e se estenderá até o sábado, 22 de março. Vale lembrar que o Rio Grande do Norte lança políticas públicas e aplicativo 'Salve Elas' em Semana da Mulher, demonstrando o compromisso do estado com diversas áreas.

Com um investimento total de R$ 893 milhões, o reservatório de Oiticica integra o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). A barragem possui capacidade para armazenar 742,6 milhões de metros cúbicos de água, tornando-se o segundo maior reservatório do estado em volume. O presidente Lula anuncia projeto de lei para isenção de Imposto de Renda até R$ 5 mil, demonstrando seu compromisso com a população.

A obra é considerada fundamental para garantir a segurança hídrica do Seridó, região historicamente afetada pela escassez de água. A expectativa é que a barragem beneficie diretamente 43 municípios e cerca de 330 mil pessoas. A Governadora Fátima Bezerra viaja a Portugal para estreitar laços comerciais e aéreos, buscando investimentos e parcerias para o estado.

Além da barragem, o projeto incluiu a construção do complexo social Nova Barra de Santana, destinado ao reassentamento das famílias que viviam na área inundável, e de três Agrovilas para pequenos produtores e trabalhadores rurais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *