As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 se encerram nesta sexta-feira, dia 2 de agosto. O exame, de participação voluntária e gratuita, é destinado a jovens e adultos que não concluíram o ensino básico na idade apropriada, oferecendo a oportunidade de obter a certificação tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio. Para aqueles que buscam outras oportunidades educacionais, o IFRN abre mil vagas para curso preparatório gratuito, sendo uma excelente alternativa. Além disso, Mossoró também oferece inscrições para cadastro reserva de professores da rede municipal.
Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente através do site do Sistema Encceja, preenchendo o formulário com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). E para quem busca outras oportunidades de emprego, o Idema RN abre concurso público com 180 vagas de nível superior.
O prazo também se aplica aos pedidos de atendimento especializado e para a solicitação de tratamento pelo nome social. Este último garante à pessoa a autoidentificação de acordo com seu gênero, independentemente do nome presente nos documentos de registro civil.
Realização do Exame
A aplicação das provas do Encceja 2025 está agendada para o dia 3 de agosto, um sábado, e será dividida em turnos matutino e vespertino. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela organização e aplicação do exame em todo o país.
O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação. As áreas de conhecimento avaliadas variam de acordo com o nível de certificação desejado:
- Ensino Fundamental: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História, Geografia e Redação.
- Ensino Médio: Química, Física, Biologia, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Redação.
Leave a Reply