FIES 2025: prazo de inscrições termina hoje (7); saiba como se inscrever

Termina hoje, 7 de fevereiro, às 23h59 (horário de Brasília), o período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) referente ao primeiro semestre de 2025. O Ministério da Educação (MEC) está ofertando 67.301 vagas para estudantes que desejam financiar seus estudos em instituições privadas de ensino superior.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na seção destinada ao FIES. Para efetuar a inscrição, é necessário que o candidato utilize sua conta Gov.br e preencha todos os dados solicitados, tanto pessoais quanto acadêmicos. Candidatos que se enquadrem nos critérios de reserva de vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD) devem indicar essa condição no momento da autodeclaração de perfil étnico-racial.

No ato da inscrição, o candidato deverá selecionar até três opções de cursos de sua preferência, definindo a ordem de prioridade, além de indicar o estado, município e a instituição de ensino desejada. É imprescindível o preenchimento correto dos dados financeiros e informações sobre a composição familiar. O MEC recomenda que o comprovante de inscrição seja guardado, pois contém uma chave de segurança importante para consultas futuras. Inclusive, o MEC mobilizou a Polícia Federal após ataque em escola de Natal, mostrando a importância de manter a segurança dos dados.

Requisitos para Inscrição

Para concorrer ao FIES, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:

  • Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010.
  • Obter média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos.
  • Não ter zerado a redação do Enem.

Candidatos que participaram do Enem na condição de treineiros não poderão utilizar suas notas para inscrição no FIES.

Vagas Reservadas e CadÚnico

Metade das vagas ofertadas (50%) é destinada a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, que estejam devidamente inscritos e com cadastro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para fins de elegibilidade, serão considerados os dados do CadÚnico referentes ao dia 11 de janeiro de 2025.

Classificação e Divulgação dos Resultados

A classificação dos candidatos será realizada com base nas notas obtidas no Enem, seguindo uma ordem decrescente, e considerando o tipo de vaga (ampla concorrência ou reserva de vagas), o grupo de preferência e a modalidade de concorrência escolhida no ato da inscrição. De acordo com o edital nº 3/2025 do MEC, a prioridade na pré-seleção será dada aos candidatos que não possuam ensino superior completo e que não tenham sido beneficiados anteriormente pelo FIES, dentre outros critérios estabelecidos. As inscrições do Sisu 2025 também foram prorrogadas pelo MEC, então fique atento aos prazos.

A divulgação do resultado da pré-seleção está agendada para o dia 18 de fevereiro. Os candidatos não selecionados na chamada regular serão automaticamente inscritos em uma lista de espera, para o caso de surgirem vagas remanescentes. Os candidatos pré-selecionados na chamada regular deverão complementar sua inscrição no Fies Seleção, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, para confirmar o financiamento. A UFRN também abriu processo seletivo para vagas residuais, confira se você se encaixa nos requisitos.