Após 26 anos, Natal, capital do Rio Grande do Norte, foi escolhida para sediar os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2025, popularmente conhecido como JUBÃO. O evento, que reunirá atletas de todo o país, está programado para ocorrer entre os dias 5 e 19 de outubro de 2025. Em 2024, Brasília recebeu mais de 7 mil atletas participantes.
A escolha de Natal como sede se deu após uma análise da infraestrutura esportiva da cidade, sua capacidade de acomodação e o apoio do governo local. Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), enfatizou a importância da decisão para o desenvolvimento do esporte universitário na região Nordeste.
Fortalecimento do Esporte Universitário no Nordeste
“A CBDU tem a alegria de informar que o JUBs retorna para o Nordeste, e em especial para a cidade de Natal. É uma cidade belíssima, com estrutura esportiva adequada e capacidade turística para receber nossos participantes. Depois de 26 anos, voltar a Natal é um grande passo para o fortalecimento do esporte universitário no Brasil. Tenho certeza de que será uma edição extraordinária”, afirmou Cabral.
Cezinha Nunes, subsecretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte, comemorou a confirmação do evento, ressaltando o impacto positivo para o estado. Ele mencionou a experiência de Natal como sede da segunda edição do JUBs Atléticas em 2024, preparando a cidade para receber um evento de maior magnitude. Vale lembrar que Natal revive sua história com caminhada no bairro da Ribeira e festival cultural.
“Para nós do Estado, é motivo de muita alegria receber o JUBs, resgatando um longo período desde a sua última edição, que ocorreu em 1994. Realizamos em parceria com a Federação Local o JUBs Atléticas em 2024, que foi uma grande competição em sua segunda edição, e nossas expectativas são as melhores possíveis para o JUBÃO 2025, que sem dúvidas irá fortalecer o esporte universitário no estado”, declarou Nunes.
O Governo do Rio Grande do Norte renovou o incentivo fiscal ao esporte com R$ 7 milhões em 2025, um importante apoio para a realização de eventos como o JUBs. Além disso, outras notícias da capital potiguar também ganham destaque, como o Novo Código de Obras de Natal entra em vigor com foco em modernização e sustentabilidade e Natal antecipa salários de março e professores recebem reajuste de 6,27%.
Leave a Reply