Potiguar Samara Vieira conquista título do Campeonato Português de Handebol Feminino pelo Benfica

A atleta potiguar Samara Vieira, que defende o SL Benfica, celebrou a conquista do Campeonato Português de Handebol Feminino no último final de semana. Este título representa a quarta vitória consecutiva da equipe e o 11º troféu nacional na história do clube.

A partida decisiva ocorreu em casa, onde o Benfica superou a Academia São Pedro do Sul por 27 a 20, assegurando a conquista antecipada, com três rodadas de antecedência.

A campanha do Benfica na competição deste ano é notável, mantendo-se invicta com 17 vitórias e 1 empate em 18 jogos. O saldo de gols impressiona: 593 marcados e 352 sofridos, resultando em uma diferença de 241. Samara, atuando na defesa, contribuiu com 18 gols em 11 partidas.

Em suas palavras, Samara Vieira expressou a importância da conquista: “É uma conquista muito importante para nós atletas e para o clube. Coroa um trabalho bem feito. Nosso grupo está de parabéns! Nossa torcida, que tanto nos apoia, está de parabéns! Vamos seguir trabalhando firme! Ainda temos alguns jogos no nacional e sermos campeãs de forma invicta seria uma marca interessante. Também vamos em busca do título da Taça de Portugal. É um dos objetivos da temporada.”

O SL Benfica, que também conta com as brasileiras Ana Bolzan e Duda, ainda tem três partidas a disputar no Campeonato Português, contra o ABC de Braga, Madeira SAD e novamente a Academia São Pedro do Sul.

Taça de Portugal

Além do Campeonato Português, o Benfica se prepara para a Taça de Portugal, enfrentando a Juve Lis fora de casa, nas quartas de final, competição que é a segunda mais importante do handebol feminino português.

Potiguar conquista ouro no Mundial Juvenil de Bocha Paralímpica

O jovem atleta potiguar José Antônio, da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN), sagrou-se campeão mundial juvenil de bocha paralímpica, competindo na classe BC4 e permanecendo invicto durante todo o torneio. Além do ouro individual, ele também conquistou a medalha de prata nas disputas em duplas, ao lado da paraibana Laissa Guerreira. Veja mais sobre essa conquista em: Atleta potiguar José Antônio conquista título mundial juvenil de bocha paralímpica.

Segundo Alexsandro Silva, técnico da Sadef que acompanhou José Antônio na competição em Curitiba, “ele foi o único brasileiro campeão nas disputas individuais. Isso mostra o nível elevado em que ele está.” O treinador destacou que José Antônio venceu todas as competições que disputou na classe BC4.

José Antônio iniciou sua trajetória esportiva na natação, superando desafios significativos. “Ele lutava contra o próprio corpo e suas limitações, para não ser o último na piscina, e até mesmo para terminar a prova”, relembra Alexsandro. Em 2022, após ser convidado para conhecer a bocha, o atleta se destacou rapidamente, conquistando o primeiro lugar no Regional Escolar Nordeste e o vice-campeonato em outras competições nacionais.

2024 é um ano marcante na carreira de José Antônio, que atingiu o auge de sua trajetória até o momento. Ele se destacou em todas as provas que disputou, incluindo os campeonatos Regional adulto, Brasileiro de Jovens, Brasileiro adulto e Mundial adulto na Colômbia, tanto nas categorias individuais quanto em duplas. A bocha paralímpica é um esporte que desafia atletas com paralisia cerebral ou deficiências severas, que jogam sentados em cadeiras de rodas, arremessando bolas coloridas em direção a uma bola branca. A Paralimpíada de Paris 2024 está chegando e o Brasil tem grandes expectativas.

José Antônio nasceu com Distrofia de Duchenne, uma doença genética rara que provoca a degeneração progressiva dos músculos, afetando principalmente meninos. Sua determinação e talento têm colocado o potiguar em evidência, tornando-o uma das promessas do esporte paralímpico.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *