O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) avançou significativamente na implantação do atendimento virtual, estendendo o serviço a todas as Promotorias de Justiça do interior do estado. Atualmente, 83,8% das regiões Oeste, Central e Agreste, além de algumas comarcas da região Leste, já contam com a Central de Informação ao Cidadão (CIC) operando de forma remota. A previsão é que os 16,2% restantes sejam integrados até 2025. A atuação do MPRN é fundamental em diversas áreas, como evidenciado em "MPRN debate políticas públicas prioritárias com gestores municipais do RN".
A CIC se consolida como principal canal de atendimento do MPRN.
Entre janeiro de 2024 e março de 2025, a CIC registrou um total de 14.451 atendimentos. Os dados demonstram a eficiência do sistema, com 7.182 atendimentos automatizados via *chatbot* e 7.269 realizados por atendentes humanos. Um número consideravelmente menor, apenas 1.261, precisou ser encaminhado diretamente às Promotorias de Justiça, evidenciando a capacidade da CIC em resolver as demandas iniciais. Para entender melhor o trabalho do MPRN, veja "MPRN recomenda interdição de ala no Complexo Penal de Mossoró devido a condições inadequadas".
Emissão de Certidões Extrajudiciais
A emissão de certidões extrajudiciais, iniciada em setembro de 2024, é outro serviço relevante prestado pela Central. Até março de 2025, foram emitidas 548 certidões, facilitando o acesso dos cidadãos a este importante documento. A preocupação com os cidadãos é constante, como em "MPRN recomenda prioridade no atendimento a idosos em unidades de saúde de Natal".
WhatsApp como Principal Canal de Atendimento
Atualmente, a CIC se destaca como o principal canal de atendimento do MPRN, com 53% dos atendimentos realizados via WhatsApp. A pesquisa de satisfação realizada com os usuários demonstra a aprovação do serviço, com quase 90% das avaliações classificadas como "ótimo" ou "bom". Projetos como o "Projeto Archangelus fortalece rede de proteção à pessoa idosa em Mossoró" também mostram o compromisso do órgão.
Otimização do Trabalho nas Promotorias de Justiça
A implementação da CIC permitiu que os atendimentos iniciais, antes realizados pelas Secretarias das Promotorias de Justiça, fossem transferidos para a Central. Essa mudança proporcionou uma melhor gerência de tempo e distribuição de tarefas para os servidores das Promotorias, resultando em maior agilidade e qualidade no atendimento ao cidadão. O MPRN também atua na área de educação, como em "MPRN Recomenda Criação e Manutenção de Conselhos Escolares em Tibau para Fortalecer Gestão Democrática".
Atendimento em regime de plantão
Antes da automatização dos serviços, a Central registrou 1.640 comunicações de plantão ministerial. Além disso, o MPRN está atento às questões de sustentabilidade, como em "MPRN entrega estudos sobre energias renováveis à FIERN para auxiliar setor produtivo".
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