Myrian Solino assume Corregedoria-Geral do MPRN para complementar biênio

Myrian Coeli toma posse como nova corregedora-geral do MPRN

A procuradora de Justiça Myrian Coeli Gondim D´Oliveira Solino tomou posse como corregedora-geral do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) em sessão solene realizada nesta segunda-feira (3), no Plenário da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em Natal.

Eleita por aclamação pelo Colégio de Procuradores de Justiça do MPRN (CPJ/MPRN), Myrian Solino irá complementar o biênio 2023/2025, exercendo o cargo até o dia 21 de abril do corrente ano. Ela sucede a procuradora de Justiça Iadya Gama Maio, que renunciou ao cargo.

Durante a 1ª sessão extraordinária solene do CPJ, Myrian Coeli compartilhou sua experiência prévia como corregedora-geral adjunta. "Aceitei o desafio de ser adjunta da doutora Iadya e esperava mais aprender e ganhar experiência do que propriamente vir a comandar um dia o órgão correcional", afirmou. A nova corregedora-geral solicitou o apoio dos demais procuradores e da equipe da CGMP para o cumprimento da sua missão.

A procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, destacou o trabalho desenvolvido pela Corregedoria-Geral nos últimos anos. "Gostaria de parabenizar o trabalho que vem sendo desempenhado pela Corregedoria, que tinha à frente a doutora Iadya, e de toda a sua equipe, e que agora permanecerá sob o comando de doutora Myrian e de doutora Darci Pinheiro", declarou. Elaine Cardoso também mencionou sua atuação anterior no órgão, enfatizando a importância da colaboração com a Corregedoria para fortalecer a instituição e otimizar o exercício de suas funções. O **MPRN** também recentemente alinhou ações contra violência de gênero e o protocolo ‘Não é Não’, demonstrando seu compromisso com diversas causas.

O procurador de Justiça Anísio Marinho Neto saudou a nova corregedora-geral, relembrando sua trajetória na instituição, desde o início da carreira em um período com pouca representatividade feminina, especialmente no cargo de promotora de Justiça. "Acredito que a colega terá disposição de luta, de trabalho e de comprometimento com a causa pública, juntamente com a corregedora-geral adjunta, Darci Pinheiro, e toda a equipe. Colegas, estaremos sempre juntos para servir a sociedade potiguar", pontuou. Anísio Marinho Neto reforçou o compromisso da Corregedoria-Geral em fiscalizar e orientar o trabalho dos membros do **MPRN**, assegurando critérios de qualidade, tempestividade e resolutividade. Recentemente, o **MPRN capacitou conselheiros escolares sobre justiça restaurativa em Jucurutu**.

Clayton Barreto, presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (Ampern), enfatizou a relevância da instituição para o aprimoramento das atividades ministeriais, através da orientação dos membros, fiscalização das atividades funcionais e implementação de projetos que promovam a transparência e o desenvolvimento do trabalho em prol da sociedade. Em outras notícias, o **MPRN pede cassação de prefeito de Natal e mais três por abuso de poder nas eleições de 2024**.

“As atividades realizadas pela Corregedoria-Geral do **MPRN** impactaram e, certamente, continuarão por muito tempo impactando positivamente a atividade-fim do Ministério Público potiguar”, destacou Barreto. Ele também reconheceu que “a experiência como corregedora-geral adjunta lapidou as suas qualidades profissionais e desenvolveu as suas virtudes pessoais, contribuindo para que esteja preparada, motivada e atenta aos projetos, ações, orientações e unidades que são acompanhadas pela Corregedoria-Geral do **MPRN**”.