A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) deflagrou a "Operação Ventania" nesta terça-feira (4), cumprindo mandados de busca e apreensão em Natal contra dois homens suspeitos de desviar R$ 350 mil de uma multinacional do setor de energia eólica. Os mandados foram executados nos bairros de Capim Macio e Cidade Alta.
Os investigados, de 35 e 42 anos, são suspeitos de estelionato e lavagem de dinheiro. Segundo a Polícia Civil, eles teriam tentado realizar saques fraudulentos da conta da empresa, utilizando cheques em branco com assinaturas falsificadas de um dos sócios.
A Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) foi acionada em 15 de janeiro de 2025, após a empresa identificar as irregularidades. A investigação revelou que os cheques apresentados para saque não continham a assinatura do sócio, que se encontrava em viagem internacional na época.
O *modus operandi* dos suspeitos consistia em efetuar diversos saques fracionados da conta empresarial, dividindo os valores em espécie entre si. A empresa lesada informou que foram identificados mais de 32 saques fraudulentos.
Durante a operação, a polícia também cumpriu uma ordem judicial de sequestro de um veículo de luxo, avaliado em aproximadamente R$ 500 mil, supostamente adquirido com os recursos desviados. A lavagem de dinheiro é um crime grave e a Polícia Civil tem intensificado o combate a esse tipo de delito no estado.
Além disso, os investigados foram intimados a cumprir medidas cautelares diversas da prisão, determinadas pelo Poder Judiciário.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e disponibiliza o Disque Denúncia 181 para o recebimento de informações anônimas. Casos de estelionato podem ser denunciados de forma segura e sigilosa.
O nome da operação, "Ventania", faz alusão ao setor de atuação da empresa vítima do golpe.
https://twitter.com/98FMNatal/status/1886883531114381724?ref_src=twsrc%5Etfw