Chuvas intensas em Natal: TJRN suspende expediente e CBTU paralisa trens urbanos

CBTU suspende viagens de trens urbanos por estragos causados pelas chuvas

As fortes chuvas que assolam Natal desde a última sexta-feira (14) causaram transtornos em diversos serviços públicos. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) suspendeu o expediente em sua sede e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) paralisou a operação dos trens urbanos na Grande Natal.

A Presidência do TJRN, sob a gestão do desembargador Ibanez Monteiro, determinou a suspensão do expediente até as 12h desta segunda-feira (17) devido a problemas no fornecimento de energia elétrica do prédio-sede. Em nota oficial, o tribunal informou que uma equipe técnica está trabalhando para restabelecer o serviço, mas as condições climáticas adversas dificultam a vistoria, avaliação e os reparos necessários, especialmente nos sistemas de climatização.

A nota do TJRN na íntegra:

“As últimas chuvas intensas que vem caindo em Natal atingiram um sistema essencial ao fornecimento de energia elétrica do prédio-sede do TJRN. Desde a sexta-feira (14), a equipe técnica vem trabalhando intensamente para restabelecer o serviço. No entanto, como as chuvas são ininterruptas, não há condições seguras para vistoria, avaliações de eventuais substituições de peças, diagnóstico e monitoramento necessário dos equipamentos atingidos, sobretudo, os de climatização do prédio. Por esta razão, o Presidente do TJRN, desembargador Ibanez Monteiro, determinou a suspensão do expediente na sede do TJRN, até às 12h desta segunda-feira (17).”

Paralelamente, a CBTU suspendeu temporariamente a operação das Linhas Norte e Sul dos trens urbanos da Grande Natal. A medida foi tomada devido aos alagamentos e ao assoreamento dos trilhos, que inviabilizam a circulação segura dos trens. As equipes técnicas estão avaliando os danos e realizando intervenções emergenciais para restaurar a operação. Casos como esse lembram a situação enfrentada em outras áreas da cidade, como mostrado em Engorda da Praia de Ponta Negra em Natal volta a alagar após fortes chuvas.

A CBTU informou que a retomada das viagens ocorrerá somente quando houver segurança para passageiros e funcionários, mas ainda não há previsão para a normalização do serviço. A situação é semelhante ao que ocorre quando Fortes Chuvas em Natal Interditam Vias e Causam Alagamentos; Semáforos Apresentam Falhas, causando transtornos à população.

Os usuários podem acompanhar atualizações sobre a situação:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *