O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema RN) lançou o edital para o primeiro concurso público de sua história, visando preencher 180 vagas de nível superior.
As oportunidades são para:
- 113 para Analista Ambiental;
- 27 para Analista Administrativo;
- 40 para Fiscal Ambiental.
As inscrições, que começaram nesta segunda-feira (28), seguem até o dia 30 de maio e devem ser realizadas exclusivamente online, através do site do Instituto AOCP, banca organizadora do certame. No ato da inscrição, o candidato deverá preencher o formulário, declarando estar ciente das exigências do cargo e das normas estabelecidas no edital. A taxa de inscrição é de R$ 150,00, com vencimento a ser observado no boleto bancário. O Idema RN abre concurso público após 40 anos.
Candidatos interessados em mais de um cargo podem se inscrever, já que as provas para Analista Ambiental serão aplicadas no período da manhã, e as provas para Analista Administrativo e Fiscal Ambiental ocorrerão à tarde. O Governo do RN anuncia concurso do Ipern com 90 vagas; edital previsto para o 2º semestre.
Isenção da Taxa de Inscrição
O Idema RN prevê a isenção da taxa de inscrição para candidatos que se enquadrem nos seguintes critérios sociais. A solicitação deve ser feita dentro do prazo estipulado no cronograma, também pelo site do Instituto AOCP.
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Doadores de Medula Óssea;
- Doadores de Sangue;
- Doadoras de Leite Materno;
- Eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do RN;
- Pessoas com deficiência.
Detalhes sobre as Provas
As provas objetivas e discursivas estão agendadas para o dia 27 de julho de 2025. A aplicação ocorrerá em Natal e, caso o número de inscritos exceda a capacidade da capital, poderá ser estendida para cidades vizinhas. Recentemente, a UERN Cancelou Concurso Público Para Professores Após Identidades de Candidatos Serem Reveladas.
A prova objetiva será composta por 60 questões, abrangendo os seguintes temas:
- Língua Portuguesa;
- História do Rio Grande do Norte e Aspectos Geoeconômicos do RN;
- Informática Básica;
- Legislação de Meio Ambiente Federal e Estadual;
- Conhecimentos específicos da área do cargo.
A prova discursiva consistirá na elaboração de uma redação sobre tema a ser definido.
O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.
Os salários iniciais para os cargos são de R$ 5.118,52.
As vagas de Analista Ambiental contemplam 24 áreas de formação, incluindo biologia, engenharia ambiental, geologia, arquitetura, pedagogia e antropologia.
Os cargos de Analista Administrativo abrangem 10 áreas, como administração, direito, contabilidade e jornalismo. O cargo de Fiscal Ambiental exige formação superior em qualquer área.
Leave a Reply