Investigadores analisam destroços de girocóptero que caiu no RN; painel é enviado para perícia

Queda de girocóptero: Peritos recolhem equipamento de destroços de aeronave em busca de dados

Peritos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) realizaram, nesta quarta-feira (23), a análise dos destroços do girocóptero que caiu na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte na segunda-feira (21). O acidente resultou na morte de duas pessoas. A queda de girocóptero no RN deixa dois mortos; Cenipa investiga.

Um painel eletrônico foi recolhido do local do acidente e será encaminhado para Recife, onde passará por perícia. O objetivo é extrair dados que possam fornecer informações cruciais aos investigadores sobre as causas do acidente.

Clelio Soares, perito do Itep, declarou: "A gente conseguiu identificar o painel da aeronave, que contém um equipamento, como se fosse uma espécie de GPS, e a gente encaminhar esse material para fazer uma análise, se consegue extrair dados, para estudar se esse equipamento tinha dados de telemetria, se mostra os comandos que foram dados na aeronave".

Soares também ressaltou que, por se tratar de uma aeronave experimental, a disponibilidade de dados de telemetria é incerta, mas a análise completa é necessária. Embora a investigação principal esteja sob responsabilidade do Cenipa, o Itep deverá apresentar um laudo complementar. O MPRN investiga morte de bebê em hospital de Caicó e designa comissão especial.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte acompanhou a perícia. Após a análise inicial, a equipe se dirigiu a um hangar para obter mais informações sobre o funcionamento do girocóptero. Manobra Aérea com Girocóptero Assusta Moradores de Areia Branca, RN.

Os destroços, que estavam armazenados no pelotão da Polícia Militar em Tibau, serão liberados para a família do proprietário após a conclusão da análise pericial.

O Acidente

O girocóptero caiu na praia de Areias Alvas, localizada entre os municípios de Grossos e Tibau. As vítimas foram identificadas como Flavius Neves, de 66 anos, e Geraldo Francisco da Silva, de 42 anos.

A FAB confirmou o início da "Ação Inicial" da investigação pelo Cenipa, através do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II). Esta ação envolve:

  • Coleta e confirmação de dados;
  • Preservação dos elementos;
  • Verificação inicial dos danos causados à aeronave;
  • Levantamento de outras informações relevantes para a investigação.

A FAB informou que a conclusão da investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo da complexidade do caso e da necessidade de identificar todos os fatores contribuintes. O relatório final será publicado no site do Cenipa.

O Cenipa enfatiza que o objetivo principal da investigação é a prevenção de futuros acidentes aeronáuticos, disseminando lições aprendidas através dos relatórios finais e recomendações de segurança. Conforme informado, "Os trabalhos não têm o propósito de atribuir culpa ou responsabilidade civil ou criminal em um acidente aeronáutico, mas, sim, identificar possíveis fatores contribuintes que possibilitem elucidar eventuais aspectos técnicos relacionados à ocorrência aeronáutica, com o objetivo de preservar vidas por meio do fortalecimento da segurança do transporte aéreo".

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *